- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil: fontes renováveis foram responsáveis por 92% do consumo de energia em dia de recorde

© Folhapress / José AldenirParque de produção de energia eólica em Guamaré, na região da Costa Branca, no estado do Rio Grande do Norte, em 11 de março de 2020
Parque de produção de energia eólica em Guamaré, na região da Costa Branca, no estado do Rio Grande do Norte, em 11 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2024
Nos siga no
O Sistema Interligado Nacional registrou consumo recorde de energia em fevereiro, com pico nesta quinta-feira (7), quando a carga total foi de 101.860 megawatts (MW), segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgados neste sábado (10).
A quase totalidade da energia foi proveniente das fontes renováveis, sendo as usinas hidrelétricas as principais, seguidas das usinas eólicas, a energia solar e a micro e minigeração distribuída, representando 92,4% do fornecimento. Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o resultado do Sistema Interligado Nacional deu mais uma demonstração de "robustez":

"Podemos nos orgulhar, quase 93% da geração de energia elétrica do país foi atendida por usinas renováveis. Mas nosso trabalho é contínuo", disse, em nota, o ministro. "Por isso, o Ministério de Minas e Energia e as vinculadas continuarão trabalhando para buscar o equilíbrio entre segurança energética e modicidade tarifária para as brasileiras e brasileiros".

A usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, foi responsável por 10% da carga. A micro e minigeração distribuída (MGD) contribuiu com 13.953 MW durante o pico. De acordo com o ONS, as altas temperaturas do verão brasileiro e a volta às aulas foram os responsáveis por elevar a carga.
Forte onda de calor atinge o Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2023
Notícias do Brasil
Calor intenso faz Brasil registrar recorde no consumo de energia; próximos dias devem esquentar mais

Histórico

Desde novembro do ano passado, houve três picos entre os maiores da história.

O recorde anterior de consumo foi registrado em 14 de novembro de 2023, quando o SIN foi demandado em 101.475 MW. No dia anterior, a carga total ultrapassou pela primeira vez a marca dos 100.000 MW.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала