- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Azerbaijão: resultados preliminares apontam vitória de Ilham Aliev com mais de 92% dos votos

© Sputnik / Assessoria de imprensa do presidente do AzerbaijãoIlham Aliev, presidente do Azerbaijão, durante reunião em torno da guerra de Nagorno-Karabakh
Ilham Aliev, presidente do Azerbaijão, durante reunião em torno da guerra de Nagorno-Karabakh - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2024
Nos siga no
Com mais de 52% das cédulas de votação já contadas, os resultados preliminares apontam que o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, foi reeleito para mais um mandato de sete anos no país — até o momento ele tem 92,1% dos votos. O concorrente mais próximo do político, o candidato independente Zahid Oruj, recebeu apenas 2,2% dos votos.
As pesquisas de boca de urna já apontavam uma vitória esmagadora de Aliev, com quase 94% dos votos. A expectativa é que o resultado oficial seja divulgado apenas na próxima sexta-feira (9). Outros cinco candidatos participaram do pleito.
O Azerbaijão conta com cerca de 6,5 milhões de eleitores, e o último pleito presidencial ocorreu em 11 de abril de 2018. Porém, apesar de ocorrer a cada sete anos, um decreto assinado por Aliev antecipou a votação, que seria realizada apenas em outubro de 2025.

Ilham Aliev ocupa o cargo desde 2003

No país, o voto não é obrigatório, mas as pesquisas apontam que quase 80% da população apta compareceu às urnas. O presidente Ilham Aliev ocupa o cargo desde dezembro de 2003. Porém a atual eleição é considerada histórica, já que é a primeira após o país ter retomado o território de Nagorno-Karabakh.
Centenas de observadores ao redor do mundo foram convidados para acompanharem o processo eleitoral no país, que no fim do ano vai sediar a cúpula do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP29.
O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, à direita, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, sentam-se durante uma visita de chefes de estado da CEI em São Petersburgo, Rússia, 26 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2024
Panorama internacional
Armênia propõe ao Azerbaijão a assinatura de um pacto de não agressão

Pacto de não agressão entre Armênia e Azerbaijão

Em janeiro, o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, propôs ao Azerbaijão a assinatura de um pacto de não agressão em meio às arrastadas tratativas de paz entre os países.

"Propusemos ao Azerbaijão a desmilitarização da fronteira, um mecanismo para controle mútuo de armas e também a assinatura de um pacto de não agressão, caso se verifique que a assinatura de um tratado de paz levará mais tempo do que o esperado", disse à época Pashinyan.

Segundo o líder armênio, a nação não tem reivindicações sobre qualquer território que não seja de sua soberania, e ninguém pode ter quaisquer reivindicações sobre qualquer território da Armênia.
"Como já disse, estamos prontos para dar tais garantias, garantias fortes e irreversíveis, mas esperamos garantias semelhantes de outros. Estamos prontos para seguir esse caminho e, além disso, oferecemos ao Azerbaijão vários mecanismos de garantia de segurança."
Militar azeri durante viagem na região controlada do Azerbaijão de Nagorno-Karabakh, em 3 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2023
Panorama internacional
Armênia e Azerbaijão estão prontos para assinar tratado de paz, afirma Kremlin

Mediação russa para o fim do conflito

Em 2022, Armênia e Azerbaijão, através da mediação da Rússia, dos Estados Unidos e da União Europeia, começaram a discutir um tratado de paz. Durante toda a existência da república não reconhecida de Nagorno-Karabakh, a Armênia não reconheceu a sua soberania, e o primeiro-ministro Nikol Pashinyan, em negociações com o Ocidente e depois em uma conferência de imprensa em Yerevan em maio de 2023, afirmou que Nagorno-Karabakh fazia parte do Azerbaijão.
Em setembro, o presidente russo, Vladimir Putin, observou que a liderança armênia reconheceu a soberania do Azerbaijão sobre Karabakh. Ilham Aliev, presidente do Azerbaijão, afirmou que os países podem assinar um tratado de paz se Yerevan não mudar sua posição.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала