DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cosmonauta russo supera marca de 878 dias em órbita e estabelece novo recorde mundial

© AP Photo / Pavel GolovkinOleg Kononenko participa de entrevista coletiva no Cosmódromo de Baikonur, alugado pela Rússia, no Cazaquistão, em 21 de julho de 2015
Oleg Kononenko participa de entrevista coletiva no Cosmódromo de Baikonur, alugado pela Rússia, no Cazaquistão, em 21 de julho de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2024
Nos siga no
Oleg Kononenko superou a marca anterior de seu compatriota Gennady Padalka na madrugada deste domingo (4). A expectativa é que ele se torne o primeiro ser humano a passar mais de mil dias em órbita.
O cosmonauta russo Oleg Kononenko estabeleceu, neste domingo (4), um novo recorde mundial de maior tempo no espaço, ultrapassando a marca de 878 dias na Estação Espacial Internacional (EEI), estabelecida anteriormente por seu compatriota Gennady Padalka, que passou 878 dias, 11 horas e 29 minutos na estação.
Segundo a Roscosmos, a agência espacial russa, Kononenko quebrou o recorde de Padalka às 23h30 do sábado (3) – 5h30 da madrugada deste domingo pelo horário de Brasília.
Esta é a quinta missão espacial de Kononenko, de 59 anos, que viajou para o espaço pela primeira vez em 2008. A projeção é que ele se torne, em 5 de junho, o primeiro ser humano a alcançar a marca de mil dias em órbita. Isso porque ele deve retornar à Terra somente em 23 de setembro, quando completará 1.100 dias no espaço.
Kononenko disse, em entrevista à imprensa russa, que viaja ao espaço "para fazer o que mais gosta, não para bater recordes".
Pouso da cápsula de retorno da nave espacial tripulada Soyuz MS-11 com a equipe internacional da Expedição 59 perto da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2019
Multimídia
Primeiros passos dos astronautas depois do regresso à Terra da Estação Espacial Internacional
"Estou orgulhoso de todas as minhas conquistas, mas estou mais orgulhoso de que o recorde da duração total da permanência humana no espaço ainda seja detido por um astronauta russo", disse o astronauta.
Questionado sobre preocupações relativas aos impactos que o tempo em órbita possa causar à saúde, Kononenko afirmou que busca manter um estilo de vida saudável.
"Ir para o espaço, é claro, não melhora a saúde, mas sempre busco um estilo de vida ativo e faço exercícios regularmente tanto na Terra quanto no espaço. E do ponto de vista psicológico, durante o meu trabalho em órbita, não sinto qualquer privação ou isolamento. A atmosfera amigável, o apoio mútuo e a compreensão entre todos os tripulantes permanecem inalterados na estação."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала