- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Soldado da unidade de voluntários militares VEGA dispara um lançador de granadas automático AGS durante treinamento de combate na República Popular de Lugansk, foto publicada em 22 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil

711º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém, após mais de seis meses, ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental. Segundo o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, desde o início da contraofensiva da Ucrânia, Kiev perdeu mais de 125 mil homens e cerca de 16 mil unidades de equipamento.
Antigas primeiroRecentes primeiro
11:29 04.02.2024
Situação das Forças Armadas da Ucrânia no front está crítica devido à falta de projéteis, diz deputado da Suprema Rada ucraniana
11:29 04.02.2024
Serviço Fronteiriço da Ucrânia detém homens recrutas que tentaram fugir à Hungria pelo rio
07:21 04.02.2024
Alerta aéreo anunciado nas regiões ucranianas de Chernigov, Sumy e Carcóvia
07:21 04.02.2024
Quase todos os blocos de apartamentos em Mariupol foram reconstruídos, diz vice-premiê da Rússia
06:56 04.02.2024
Em meio aos fracassos militares da Ucrânia e problemas na OTAN, MRE do Reino Unido segue acreditando que o tempo está do lado do Ocidente, não da Rússia
06:55 04.02.2024
Chefe do Comitê Tributário da Suprema Rada da Ucrânia diz que Kiev exportou 20 milhões de toneladas de carga através do corredor marítimo temporário
06:55 04.02.2024
Deputado da Crimeia no parlamento russo vê declarações do presidente polonês sobre a península como um sinal a Kiev
Um deputado da República da Crimeia na Duma de Estado da Rússia (câmara baixa do parlamento), Mikhail Sheremet, chamou a declaração do presidente polonês sobre o fato de a Crimeia pertencer historicamente à Rússia de um sinal para a Ucrânia deixar o povo da península em paz.
Anteriormente, Andrzej Duda admitiu, em uma entrevista à mídia polonesa, que a Crimeia pertence historicamente à Rússia, e acrescentou que não sabia se a Ucrânia seria capaz de recuperar a península.
"O presidente polonês reuniu coragem e realmente sinalizou às autoridades de Kiev para que deixem os moradores da Crimeia em paz e parem de alimentar ilusões e bravatas sobre a tomada da Crimeia. A Crimeia nunca voltará para a Ucrânia, e é hora de o Ocidente aceitar esse fato. A Rússia colocará qualquer agressor em seu lugar", disse o deputado à Sputnik.
06:30 04.02.2024
Forças ucranianas dispararam novamente contra Donetsk, anuncia República Popular de Donetsk
Segundo a representação no Centro Conjunto de Controle e Coordenação das questões relacionadas a crimes de guerra da Ucrânia (JCCC, na sigla em inglês) da República Popular de Donetsk (RPD), o distrito Nikitovsky de Gorlovka foi atingido por 19 projéteis de artilharia de 155 milímetros das formações armadas ucranianas entre as 00h00 e 08h45 (horário local).
04:37 04.02.2024
Autoridades da República Popular de Lugansk confirmam 28 mortes em resultado de ataque ucraniano em Lisichansk
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала