- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Duas ucranianas são presas em MG por traficar ovos de ave brasileira em extinção

© Foto / Divulgação / Polícia FederalOvos foram encontrados em uma estufa, que estava ligada na saída para isqueiro do carro, como forma de preservá-los
Ovos foram encontrados em uma estufa, que estava ligada na saída para isqueiro do carro, como forma de preservá-los - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Nos siga no
Ovos tinham a Europa como destino. Mulheres vão responder por tráfico ilegal de animais e contrabando; uma delas tinha passagens pelo mesmo crime no Brasil e é considerada traficante contumaz de animais silvestres.
Duas ucranianas foram presas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Governador Valadares (MG), por suspeita de tráfico de ovos de araras-azuis-de-lear, espécie de ave exclusiva do Brasil atualmente ameaçada de extinção.
As informações foram veiculadas pelo site g1 neste sábado (3).
A PRF informou que as duas mulheres, de 45 e 47 anos, trafegavam em um carro alugado, na última sexta-feira (2), quando foram paradas em uma abordagem de rotina ao passarem por um posto da PRF em Governador Valadares.

"A princípio era uma abordagem padrão, mas o nervosismo um pouco demasiado dela [uma das mulheres] levantou a suspeita. Na hora que me aproximei da porta traseira esquerda, ela demonstrou ainda mais nervosismo", informou o policial rodoviário Edson Alexandre da Silva.

Foto de arquivo de animais enjaulados tirada em 7 de fevereiro de 2008 - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2021
Notícias do Brasil
Tecnologia atômica: entenda como o Amazonas passou a combater o tráfico de animais
O policial afirmou que abriu a porta traseira do veículo, e viu uma bolsa. Dentro da bolsa, ele encontrou os ovos em uma estufa, que estava ligada na saída para isqueiro do carro, como forma de preservar os ovos.
"Os ovos da espécie, reconhecidamente ameaçada de extinção, eram apanhados no interior da Bahia, em área de unidade de conservação federal, com ajuda de moradores locais", informou a Polícia Federal (PF).
Segundo a investigação, os ovos apanhados na Bahia tinham como destino a Europa. As duas mulheres ucranianas foram levadas para a sede da PF em Governador Valadares, e vão responder por tráfico ilegal de animais e contrabando. Uma das mulheres, a de 45 anos, já tinha passagem anterior pelo mesmo crime.
"Ela tem várias entradas e saídas aqui no Brasil. Parece que já é uma traficante contumaz de animais da fauna silvestre", disse Silva.
Atualmente, existem apenas 1.500 araras-azuis-de-lear em todo o Brasil, e a ave é encontrada apenas na região do Raso da Catarina e no Boqueirão da Onça, na Bahia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала