- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Acordo de migração Reino Unido-Turquia colapsa devido à sua suposta insegurança, diz mídia

© AP Photo / Leon NealRishi Sunak, primeiro-ministro britânico, durante coletiva de imprensa sobre o lançamento de uma nova legislação sobre a travessia de migrantes pelo canal da Mancha em Londres, Inglaterra, Reino Unido, 7 de março de 2023
Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico, durante coletiva de imprensa sobre o lançamento de uma nova legislação sobre a travessia de migrantes pelo canal da Mancha em Londres, Inglaterra, Reino Unido, 7 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Nos siga no
Londres e Ancara não aprovarão um pacto de regresso de refugiados para a Turquia, depois que o Ministério do Interior britânico não considerou a última segura o suficiente.
O Ministério do Interior do Reino Unido inviabilizou um acordo que permitiria a Londres enviar migrantes turcos sem documentos de volta ao seu país de origem, declarando a Turquia insegura por questões de direitos humanos, informou na sexta-feira (2) o jornal britânico The Times, citando uma análise interna do Ministério do Interior.
A análise descreveu a Turquia como "um Estado que não atende aos critérios de ser 'geralmente seguro'", já que análises anteriores descobriram que 99% dos casos de asilo turco no Reino Unido foram baseados em um "medo do Estado", conforme citou o jornal.
A maioria dos refugiados eram oponentes "políticos" das autoridades turcas devido ao seu envolvimento real ou alegado em movimentos de oposição, incluindo o Partido Democrático Popular, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo), proibido na Turquia como uma organização terrorista, e o movimento Gulen, segundo o relatório.
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, grava mensagem de vídeo sobre a situação em Israel em Chequers, a residência oficial do primeiro-ministro, perto de Aylesbury, Inglaterra, em 8 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Panorama internacional
Suprema Corte do Reino Unido declara ilegal plano do governo de deportar migrantes para Ruanda
Ao mesmo tempo, a avaliação levantou preocupações sobre a conformidade da Turquia com "decisões adversas" do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH), que "levantou questões sobre a adesão ao estado de direito", disse também o relatório.
Em agosto de 2023, o Reino Unido e a Turquia chegaram a um acordo para combater a migração sem documentos, tendo como alvo as gangues de contrabando de pessoas que usam pequenos barcos para transferir pessoas através do canal da Mancha.
A migração sem documentos tem sido uma questão premente para o Reino Unido há anos, e ela se intensificou depois que o país deixou a União Europeia em 2020. Dados do Ministério do Interior mostram que mais de 29.400 pessoas chegaram ao Reino Unido em pequenas embarcações em 2023.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала