- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov: Ocidente ignora iniciativas de paz do Brasil e África do Sul para a Ucrânia (VÍDEO)

© Sputnik / Ministério das Relações Exteriores da RússiaO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, preside uma reunião do Conselho Empresarial em Moscou, na Rússia
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, preside uma reunião do Conselho Empresarial em Moscou, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Nos siga no
As iniciativas propostas pelo Brasil e pela África do Sul para resolver o conflito na Ucrânia nem sequer são consideradas pelo Ocidente nas reuniões da chamada "fórmula de paz" de Zelensky, disse o chanceler russo Sergei Lavrov.
"Recentemente foi realizada mais uma reunião do formato de Copenhague da 'fórmula de paz' de [presidente ucraniano Vladimir] Zelensky em Davos, onde alguns dos vossos países estavam representados. Depois disso, falei com colegas de vários países parceiros, inclusive sobre o papel do Sul Global nessas reuniões", disse Lavrov em uma reunião de sherpas e vice-sherpas do BRICS em Moscou.

"Eu disse que os nossos colegas sul-africanos tinham uma iniciativa que discutimos juntos em São Petersburgo, em julho, nas margens da Cúpula Rússia-África, [...] o presidente do Brasil Lula [da Silva] teve uma iniciativa que discutiu com o [presidente russo Vladimir] Putin. Perguntei aos que participaram da reunião de Davos que atenção tem sido dada a estas iniciativas da maioria mundial, e me disseram: 'Não foi dada nenhuma atenção. Não são precisas iniciativas vindas deles'", disse o chefe da diplomacia russa.

Falando sobre a chamada proposta de paz de Zelensky, Lavrov ressaltou que é óbvio para o mundo inteiro que a referida "fórmula de paz", que o Ocidente está tentando impor, é simplesmente um ultimato para a Rússia, algo que é impossível de implementar.
Em relação ao dólar, Lavrov observou que a moeda norte-americana está sendo usada como uma arma pelo Ocidente para fins políticos.
Durante a reunião, Lavrov sublinhou que o BRICS não é um novo instrumento de ditame. "Tudo isto não foi de forma alguma concebido com o objetivo de criar um mecanismo de ditames de uma nova maioria mundial", enfatizou o ministro.
Lavrov alertou que existe um perigo real de desestabilização de mais zonas na região do Oriente Médio.
"Nesta situação que estamos testemunhando hoje, há um perigo real de desestabilização de muito mais territórios nesta importante região do mundo", afirmou Lavrov.
Por fim, o chanceler russo disse que a atividade econômica global está se deslocando para a Eurásia e a região Ásia-Pacífico.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала