- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia britânica: as perspectivas demográficas para a Ucrânia são sombrias

© AFP 2023 / Roman PilipeySoldados ucranianos caminham em uma trincheira perto da linha de frente na zona de combate, nos arredores de Kupyansk, região da Carcóvia, em 23 de janeiro de 2024
Soldados ucranianos caminham em uma trincheira perto da linha de frente na zona de combate, nos arredores de Kupyansk, região da Carcóvia, em 23 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Nos siga no
A Ucrânia está diante de uma das taxas de fertilidade mais baixas do mundo, registrando uma média de apenas 0,7 filhos por mulher em idade fértil.
Essa situação, agravada por mortes violentas em massa e pelo êxodo de milhões de refugiados, coloca em xeque a sobrevivência do país como nação, alerta o jornal britânico The Times.
Ella Libanova, diretora do Instituto de Demografia e Estudos Sociais da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, informou à imprensa que a expectativa de vida masculina diminuiu de 66 a 67 anos para 57 a 58 anos em decorrência do conflito, de acordo com estimativas de especialistas.
Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, ao lado do comandante do Exército, Valery Zaluzhny - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Operação militar especial russa
Para analista militar, Zelensky perdeu o 'controle' sobre chefe das Forças Armadas da Ucrânia
O veículo de comunicação britânico destaca que apenas Chade (54), Nigéria (54), Lesoto (55) e República Centro-Africana (55) apresentam expectativas de vida mais baixas do que a Ucrânia. O veículo enfatiza que as perspectivas demográficas para o país são sombrias.
O jornal relata que uma equipe de 12 acadêmicos especializados em demografia calculou o impacto das baixas militares na sociedade ucraniana, utilizando diversas fontes, embora esses números não sejam divulgados pelo governo.
Ella Libanova explicou que a informação está vazando, e a idade das pessoas mortas é conhecida. Eles consideraram a experiência da Guerra dos Balcãs, analisaram dados anteriores e utilizaram todas as fontes disponíveis para estimar a situação atual.
A Ucrânia já enfrentava uma crise demográfica antes do conflito, com uma taxa de natalidade de 1,16 e uma pequena proporção da população entre 20 e 40 anos, o mesmo segmento com maior probabilidade de morrer em combate.
Militar ucraniano prepara projéteis de artilharia de 155 mm perto de Artyomovsk, República Popular de Donetsk (RPD), em 17 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Operação militar especial russa
Mídia: plano conjunto Reino Unido-Japão para fornecer projéteis de artilharia à Ucrânia fracassa
Fontes militares norte-americanas, citadas pelo jornal, estimam que o número de mortos no conflito ucraniano esteja entre 70 mil e 100 mil.
A crise atingiu um ponto tão crítico que os ministros ucranianos tiveram que desenvolver uma estratégia de repovoamento para 2040, revelou Libanova, embora ainda faltem planos concretos para reverter essa tendência.

"Há objetivos estratégicos: aumentar a natalidade, eliminar a mortalidade prematura, promover o crescimento migratório e adaptar a sociedade ao envelhecimento da população", afirmou a especialista ao The Times.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала