- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Justiça argentina: reforma trabalhista incluída em megadecreto é considerada inconstitucional

© AFP 2023 / Fabrice CoffriniO presidente da Argentina, Javier Milei, discursa no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, em 17 de janeiro de 2024
O presidente da Argentina, Javier Milei, discursa no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, em 17 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Nos siga no
Um tribunal argentino de segunda instância declarou a inconstitucionalidade do capítulo trabalhista do Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) emitido pelo presidente Javier Milei.
Esse decreto busca modificar ou revogar 366 leis, visando à desregulamentação de diferentes setores da economia.

"A Câmara Justa da Câmara Nacional de Recursos do Trabalho declarou a nulidade constitucional do título IV [artigos 53 a 97] do DNU 70/2024", afirmou o acórdão, ao qual a Sputnik teve acesso.

Javier Milei, presidente da Argentina, deixa o Museu do Holocausto após participar de evento que marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, em Buenos Aires. Argentina, 26 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Panorama internacional
Mais de 50% dos argentinos desaprovam governo Milei e o rumo do país, diz pesquisa
O tribunal atendeu a um recurso apresentado pelo principal sindicato trabalhista do país, a Confederação Geral do Trabalho (CGT), ao considerar que o Poder Executivo não possui competência para legislar sobre regulamentação trabalhista por meio de DNU.
Os juízes entenderam que nenhuma das exceções admitidas se aplica para suscitar a possibilidade de o governo atribuir-se capacidade para legislar, uma vez que o Congresso está em funcionamento, e que "o próprio Poder Executivo incorporou na discussão das sessões" a questão da ratificação do DNU, que é considerado extraordinário.
Para o Tribunal Nacional de Apelações, todas as pessoas em uma relação de dependência são afetadas por uma vulnerabilidade, "dada a desigualdade nas negociações".
Javier Milei deve abrandar caráter antissistêmico se for eleito - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2024
Panorama internacional
Para ter consenso, governo argentino tira capítulo de projeto de lei que dá 'superpoderes' a Milei
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала