- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Senador romeno diz que país está pronto para sair da OTAN e incorporar territórios da Ucrânia

© AP Photo / Andreea AlexandruManifestante agita bandeira romena em estrada que leva a Bucareste durante protesto de caminhoneiros e agricultores, em 15 de janeiro de 2024
Manifestante agita bandeira romena em estrada que leva a Bucareste durante protesto de caminhoneiros e agricultores, em 15 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Nos siga no
Claudiu Târziu, senador e líder do partido Aliança para a União dos Romenos (AUR), o quarto maior do país, afirmou em discurso na cidade de Iasi que o país está pronto para deixar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em nome de incorporar territórios da Ucrânia.
Segundo o portal Newsweek, a fala de Târziu, dada nesta segunda-feira (29), reflete seu pensamento de que a Romênia está posicionada geopoliticamente entre a Rússia e a OTAN e, por isso, deve fazer escolhas para manter sua soberania.

"A história nos coloca novamente num contexto em que grandes impérios lutam entre si. Estamos numa encruzilhada, como sempre, e devemos lidar com esses grandes impérios", disse Târziu.

Atualmente, o país faz parte da OTAN, "aliança a qual a Romênia fez grandes esforços para entrar", destacou o senador, enquanto também ressaltou a necessidade de manter boas relações com a Rússia.
"Só seremos verdadeiramente soberanos depois de reintegrarmos o Estado romeno dentro das suas fronteiras naturais", continuou o político da AUR, referindo-se às regiões ucranianas de Hertsa, da Bucovina do Norte, da Transcarpácia e da Bessarábia, que também inclui partes da Moldávia.
"Tudo o que foi e é da nação romena deve regressar às fronteiras do mesmo Estado. Este é o ideal de que não podemos esquecer, ignorar ou silenciar", afirmou o político.
O projeto de anexação desses territórios, e de uma união com a República da Moldávia, foram rejeitados pelo Senado da Romênia em novembro do ano passado. O presidente da Hungria, Viktor Orbán também já fez comentários no passado sobre retornar as fronteiras do país para o que eram antes do Tratado de Trianon.
Homem se veste como Tio Sam em comício em Miami-Dade, 6 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Panorama internacional
Ordem mundial vigente foi feita para 'legitimar atuação e interesses' dos EUA, apontam analistas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала