- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente da Guatemala ratifica pedido de renúncia do procurador-geral

© GERARDO PESANTEZBernardo Arévalo
Bernardo Arévalo  - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Nos siga no
O presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, confirmou a solicitação de renúncia da chefe do Ministério Público, Consuelo Porras, após uma reunião malsucedida para coordenar políticas governamentais.

"O pedido de demissão é público, conhecido, está amplamente divulgado. Ela [Porras] tem ciência disso e decidirá se aceita ou não", afirmou Arévalo em uma coletiva de imprensa após reunião em seu gabinete de governo, em que o procurador-geral esteve brevemente presente.

Diante da persistência dos jornalistas locais, Arévalo destacou a validade do pedido de demissão e considerou que Porras compareceu à reunião sem a intenção de participar. Diante da possibilidade de "um debate desnecessário", ela foi convidada a se retirar. Porras já afirmou nas redes sociais que deixou a reunião porque, por mandato constitucional e legal, é proibida de participar como chefe do Ministério Público em reuniões do gabinete de ministros.
China na América Latina - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2024
Panorama internacional
Investimento chinês em setores estratégicos na América Latina pode ser problema para EUA
"Antes de me aposentar, comentei sobre essa situação, pois a lei é clara quanto à participação de uma entidade estatal autônoma, como o Ministério Público, apenas em cenários de coordenação intersetorial, conforme determina a Lei do Órgão Executivo", afirmou o procurador.
Nesse sentido, Arévalo rejeitou os argumentos de Porras e anunciou que serão analisadas as medidas a serem tomadas devido ao suposto descumprimento da Lei Orgânica do Ministério Público.
"A reunião não visava pedir a renúncia [de Porras]. A reunião tinha o propósito de cumprir o escopo estabelecido pela lei para promover a coordenação das políticas necessárias, conforme previsto em vários artigos da Constituição, destacando a necessidade de realizar essa coordenação", explicou o presidente.
Conferência Parlamentar Internacional Rússia-América Latina - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2024
Panorama internacional
O ano de 2024 começa com um balde de água fria para a integração da América Latina?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала