- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do Conselho Europeu inverte decisão que poderia deixar a Hungria a chefiar cúpulas da UE

© AP Photo / Virginia MayoCharles Michel, presidente do Conselho Europeu, fala durante coletiva de imprensa no final de uma cúpula da União Europeia em Bruxelas, Bélgica, 15 de dezembro de 2023
Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, fala durante coletiva de imprensa no final de uma cúpula da União Europeia em Bruxelas, Bélgica, 15 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2024
Nos siga no
Charles Michel anunciou no início de janeiro a saída do cargo, mas agora ficará nele até dezembro, meses depois do período em que o faria com tal decisão.
Charles Michel desistiu de seu plano de renunciar antecipadamente ao cargo de presidente do Conselho Europeu para concorrer às eleições europeias deste ano, após uma chuva de críticas.
Ele disse em uma mensagem de sexta-feira (26) no Facebook que sua decisão, que poderia deixar Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, a presidir as cúpulas da União Europeia, "levou a reações extremas".
"Não quero que essa decisão nos distraia de nossa missão ou prejudique essa instituição e nosso projeto europeu, nem que seja usada indevidamente para dividir o Conselho Europeu", escreveu ele.
"Mas os ataques pessoais estão cada vez mais tendo precedência sobre argumentos factuais", acrescentou.
O primeiro-ministro cessante da Itália, Mario Draghi, acena após a cerimônia de entrega do sino de ministro no Palazzo Chigi, em Roma, 23 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2024
Panorama internacional
Ex-primeiro-ministro italiano é apresentado como potencial presidente do Conselho Europeu, diz mídia
A decisão significa que Michel permanecerá em seu cargo até o final de seu mandato em dezembro.
Há três semanas sua decisão surpreendente de concorrer às eleições de junho deixou as autoridades e os diplomatas da UE desprevenidos em um momento em que o bloco estava tentando superar o veto de Orbán, em dezembro, a uma rodada de € 50 bilhões (R$ 266,98 bilhões) para a Ucrânia. Os líderes da UE se reunirão novamente na quinta-feira (1º) para tentar superar as objeções do premiê húngaro.
A saída anunciada de Michel também desencadeou um início antecipado das habituais negociações e especulações sobre quem poderia ocupar os principais cargos da UE após a eleição.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала