- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ocidente treina ucranianos para sabotar usinas nucleares na Rússia, diz chefe da Inteligência russa

© Sputnik / Konstatin Chalabov / Acessar o banco de imagensUsina nuclear na região de Tver, Rússia (imagem referencial)
Usina nuclear na região de Tver, Rússia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Nos siga no
Serviços de segurança ocidentais, sobretudo o serviço de inteligência do Reino Unido, MI6, estão treinando grupos de sabotagem ucranianos para provocar incidentes em usinas nucleares na Rússia, afirmou o diretor do Serviço de Inteligência Externa (SVR, na sigla em russo) da Rússia, em uma entrevista à Sputnik.

"Posso citar exemplos nos quais os serviços de segurança ocidentais, principalmente o britânico MI6, treinam grupos ucranianos de sabotagem e reconhecimento, cujos planos incluem a realização de provocações em usinas nucleares na Federação da Rússia", disse Sergei Naryshkin.

A crise na Ucrânia provocada pelo bloco ocidental "dá muitos exemplos de que os EUA, o Reino Unido e seus aliados estão prontos para fazer as provocações mais hediondas a fim de mudar o curso dos acontecimentos a seu favor", disse ele.
O chefe do SVR afirmou ainda na entrevista que a comunidade de inteligência ocidental, especialmente a americana, acreditava no poder de sua tecnologia para derrubar regimes considerados indesejados. Seus atos, disse ele, foram "responsáveis pela tragédia da chamada Primavera Árabe com seu caos, milhares e milhares de mortes e devastação. Os países ocidentais, especialmente os Estados Unidos, também são responsáveis pela tragédia do Euromaidan ucraniano", enfatizou.
Usina nuclear de Zaporozhie, que foi visitada por uma delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), chefiada pelo diretor-geral Rafael Grossi, foto publicada em 15 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2023
Operação militar especial russa
Ucrânia revela tentativas fracassadas de capturar a maior usina nuclear da Europa
Em 2023, as autoridades russas conseguiram neutralizar vários grupos ucranianos de sabotagem e reconhecimento que pretendiam realizar provocações em algumas usinas nucleares russas.
Em setembro de 2023, o presidente russo Vladimir Putin afirmou na sessão plenária do Fórum Econômico Oriental que alguns detidos de um desses grupos admitiram ter sido treinados por instrutores britânicos.
Moscou declarou que os planos de Kiev e de Londres de sabotagem contra as usinas nucleares russas deveriam ser classificados como terrorismo nuclear.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала