- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Acadêmico: Alemanha não tem condições de pagar para se rearmar, muito menos para guerrear com Rússia

© AP Photo / Martin MeissnerSoldado dispara metralhadora de um tanque Leopard 2 no Batalhão de Tanques 203 da Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) nas Barracas do Marechal de Campo Rommel, em Augustdorf, Alemanha, 1º de fevereiro de 2023
Soldado dispara metralhadora de um tanque Leopard 2 no Batalhão de Tanques 203 da Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) nas Barracas do Marechal de Campo Rommel, em Augustdorf, Alemanha, 1º de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Nos siga no
O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, suscitou a perspectiva de rearmamento nacional, evocando o fantasma de uma "ameaça da Rússia" como justificativa. Poderia Berlim realmente dar conta do recado?
A Alemanha deve levar em conta a possibilidade de um conflito militar com a Rússia e se preparar para isso entre os próximos três e cinco anos, disse Pistorius à ZDF em 22 de janeiro.
Ele insistiu que as Forças Armadas do Bundeswehr deveriam se tornar "um dissuasor credível" e que uma brigada de combate alemã seria implantada nos Países Bálticos para se tornar "totalmente pronta para o combate" até 2027. Será que a Rússia realmente representa uma ameaça à segurança alemã?
"Se você me perguntar, e se você perguntar para a maioria das pessoas do meu partido, a resposta é inequivocamente não", disse em entrevista à Sputnik Gunnar Beck, membro do Parlamento Europeu pelo partido Alternativa para a Alemanha (AfD).
"Desde 1990, no final da União Soviética, o governo russo se esforçou para intensificar as relações econômicas entre a Rússia e a Alemanha. Tínhamos contratos de energia extremamente favoráveis com a Rússia. E a Rússia era um mercado de exportação crescente para os nossos produtos agrícolas e industriais. É devido à política do nosso governo, em relação ao conflito com a Ucrânia que as relações com a Rússia estão agora praticamente no mais baixo nível de todos os tempos. Por um lado, acho que a política alemã e a política da UE têm sido uma provocação. No entanto, acho que a reação russa às sanções, em particular, foi dura, mas ao mesmo tempo comedida. Então, na minha opinião, a Rússia não é uma ameaça imediata à segurança da Alemanha. Categoricamente não."
Membros do Exército alemão participam de um desfile militar que marca o 104º aniversário do Exército lituano, no Dia das Forças Armadas. Vilnius, Lituânia, 23 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2024
Panorama internacional
Ministro da Defesa: Alemanha deve estar consciente do perigo de um conflito militar com a Rússia

Alemanha não tem condições de pagar pelo rearmamento nacional

Está em questão não só é a justificativa alemã para o rearmamento, mas também a capacidade nacional de pagar por isso, de acordo com Gunnar Beck. A indústria alemã está em um estado terrível em consequência das políticas governamentais, ressaltou o membro do Parlamento Europeu pelo partido Alternativa para a Alemanha (AfD).
"Alemanha encontra-se atualmente no que é provavelmente a crise econômica mais grave desde a Segunda Guerra Mundial", disse o político Gunnar Beck, que, além de ser membro do Parlamento Europeu pelo partido Alternativa para a Alemanha (AfD), é vice-presidente do Grupo Identidade e Democracia do Parlamento Europeu. "As políticas do governo […] estão afetando todos os principais ramos da indústria alemã, que está sofrendo com alta inflação, falta de mão de obra qualificada, burocracia e altos níveis de impostos. Como resultado, nossas exportações diminuíram significativamente. Portanto, estamos em crise, e a indústria alemã, que sempre foi a espinha dorsal da prosperidade alemã, está particularmente em crise."
"Na minha opinião, a Alemanha não está em condições econômica e financeiramente adequadas para embarcar em um programa de rearmamento maciço", disse Beck. O governo alemão não deu qualquer indicação de que esteja disposto a fazê-lo. Por outras palavras, penso que estas declarações são provavelmente em grande parte simbólicas. A Alemanha simplesmente não pode pagar."
Geoffrey Roberts, professor emérito de história na Universidade College Cork, na Irlanda, e um importante estudioso britânico sobre história diplomática e militar soviética, disse à Sputnik que "a diplomacia deve ser a arma de eleição do Ocidente nas suas relações com a Rússia, não mais armamentos".
"Essa retórica belicosa faz parte de uma campanha de radicais ocidentais para militarizar ainda mais os Estados e sociedades ocidentais, com o objetivo de prolongar a guerra na Ucrânia pelo maior tempo possível e criar um confronto permanente com a Rússia. Previsões da futura guerra com a Rússia aumentam as tensões existentes e solidificam uma mentalidade em que o poderio militar é visto como a solução para problemas políticos", comentou o professor.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала