- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia cria 3 versões de veículos 'fantasmas' ágeis para atuar na linha de frente em conflitos

© Sputnik / Kirill Kallinikov Veículo móvel todo-o-terreno de propósito múltiplo Saratsin (Sarraceno)
 Veículo móvel todo-o-terreno de propósito múltiplo Saratsin (Sarraceno) - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2024
Nos siga no
Altamente manobrável e destinado a operar em grupos de combate móveis e escoltar colunas de veículos blindados na operação especial, o novo veículo fora-de-estrada desenvolvido pela empresa russa Argo já tem nome: Saratsin (Sarraceno).
O diretor-geral da empresa, Konstantin Bagdasarov, explicou que os novos veículos são eficazes como plataformas para as chamadas "posições de fogo errantes", capazes de chegar rapidamente à linha de contato de conflito, implantar-se e infligir fogo ao inimigo, e de se retirarem imediatamente para um local seguro.
"Essencialmente, é um veículo para grupos de combate móveis e escolta de colunas de veículos militares", disse ele. "Essas máquinas podem carregar uma divisão de morteiros com três ou quatro morteiros de 120 milímetros. Com esses grupos, o tempo de implantação e disparo é mínimo", explicou ele.
A cadência de tiro do morteiro com um tiro correto é de até dez disparos por minuto, em um minuto são disparados até 30 projéteis. "A área de impacto dessa salva é superior a um hectare, após a qual os veículos se retiram imediatamente e partem", explicou o desenvolvedor.
Ele adiantou que foram desenvolvidas três versões do Saratsin: leve, média e pesada. O pesado tem três eixos 6x6 na plataforma UAZ, enquanto a base da versão leve é composta por componentes do chassi Niva Legend no formato "buggy".
A versão leve do veículo será apresentada nas exposições Expotechnostrazh, em São Petersburgo, e no fórum e exposição EXÉRCITO, na cidade russa de Kubinka.
Veículo leve multiuso todo-o-terreno Plastun - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2023
'Capaz de passar em qualquer lugar': Rússia lança avançado veículo todo-o-terreno Plastun (FOTO)

Sem blindagem, porém eficaz

Bagdasarov destacou que, ao analisar a aplicação de grupos móveis na área de combate, bem como a experiência de operação de veículos blindados, o Saratsin foi projetado sem blindagem, alcançando assim alta furtividade e manobrabilidade.

"A mobilidade do Saratsin é alcançada, em parte, devido ao fato de que sua classe de proteção é 'zero'. Na verdade, a proteção de qualquer veículo blindado é 'zero', ou seja, todos eles são perfurados 'num piscar de olhos', não apenas por drones, como por projéteis de alto explosivo, que se tornaram um meio muito poderoso desde os anos de 1940", explicou o desenvolvedor.

Já existem dois protótipos do Saratsin equipados com mísseis guiados antitanque. Um desses veículos está cumprindo missões de combate desde dezembro de 2022.

"Atualmente, na zona da operação militar especial, especificamente na República Popular de Lugansk, há dois protótipos promissores do Saratsin. Um deles está na linha de frente desde dezembro de 2022, e o outro desde agosto de 2023. Ambos foram projetados para lançar mísseis antitanque. Ambos não deixaram o campo de batalha e, apesar da falta de blindagem, estão 'vivos'. Esses veículos são usados por destacamentos cossacos, que estruturalmente fazem parte da Guarda Nacional", disse o executivo.

Bagdasarov enfatizou que os combatentes nesses veículos são protegidos contra armas de fogo com coletes à prova de balas, e, em caso de o veículo ser atingido ou houver explosão de projéteis nas proximidades, eles terão uma chance de se evacuar rapidamente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала