- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasília recebe reunião de chanceleres da Guiana e da Venezuela para discutir a paz na região

© Marcelo Camargo / Agência BrasilFachada do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Brasília
Fachada do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2024
Nos siga no
O Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), será palco de um encontro diplomático entre lideranças da Guiana e Venezuela na manhã da próxima quinta-feira (25).
Os países ocupam papéis centrais na relação com Essequibo, território em disputa há mais de um século, envolvendo laudos de 1899, acordos internacionais e alegações históricas.
A comissão conjunta de chanceleres e técnicos da República Cooperativa da Guiana e da República Bolivariana da Venezuela se reunirá para discutir questões fundamentais, conforme estabelecido pela declaração de Argyle para o diálogo e a paz entre os dois países.
A instância da comissão foi formalizada durante reunião realizada em São Vicente e Granadinas, em 14 de dezembro passado.
Vista aérea da região de Essequibo tirada da Guiana em 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Panorama internacional
Reino Unido demonstra 'visão colonialista' após enviar navio de guerra a Essequibo, diz especialista
O Brasil, representado pelo chanceler Mauro Vieira, tem desempenhado papel como mediador nas discussões entre os dois países.
Além disso, governos importantes da região também estarão presentes para acompanhar e contribuir para o diálogo.
São Vicente e Granadinas, atualmente exercendo a presidência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), e Dominica, presidindo a Comunidade do Caribe (CARICOM), agirão como interlocutores principais.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante coletiva de imprensa com seu homólogo iraniano, Ebrahim Raisi, em Teerã. Irã, 11 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Panorama internacional
Suspeito de estar envolvido em plano para matar Maduro é preso na Venezuela
O evento contará ainda com a presença de representantes da secretária-geral da CARICOM e do secretário-geral das Nações Unidas, que participará na condição de observador.
Em nota publicada no site oficial de notícias, o governo brasileiro expressou compromisso demonstrado pelas partes no atual processo de diálogo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала