- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hospital em Gaza sofre incursão militar israelense e profissionais de saúde são presos

© AFP 2023 / Menahem KahanaSoldados parados na entrada de um túnel em Al-Bureij, no centro da Faixa de Gaza, em meio a contínuas batalhas entre Israel e o grupo militante palestino. Hamas, 8 de janeiro de 2024
Soldados parados na entrada de um túnel em Al-Bureij, no centro da Faixa de Gaza, em meio a contínuas batalhas entre Israel e o grupo militante palestino. Hamas, 8 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2024
Nos siga no
A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou extrema preocupação com a situação no hospital Al-Khair, localizado no sul da Faixa de Gaza, após relatos de uma incursão militar que resultou na detenção de profissionais de saúde e na interrupção das comunicações.
A entidade, por meio de suas redes sociais, divulgou a informação de que não consegue mais entrar em contato com a unidade hospitalar, administrada por uma organização não governamental (ONG), e que vários membros da equipe médica foram presos.
O hospital, com aproximadamente 30 leitos, enfrenta uma situação crítica, e a OMS destaca que apenas 14 dos 36 hospitais na Faixa de Gaza estão parcialmente operacionais.
Segundo a entidade, o aumento da presença militar e a intensificação dos combates na região colocam em risco tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde, além de ameaçar o acesso aos cuidados médicos.

"Eles impedem seriamente a circulação de profissionais de saúde, de ambulâncias e a capacidade dos parceiros de saúde de reabastecerem os hospitais e prejudicam a sua funcionalidade. As autoridades dizem que a situação nos hospitais de Khan Yunis é catastrófica e indescritível", alertou a organização.

A OMS relatou o aumento de ataques a instalações de saúde na Faixa de Gaza e na Cisjordânia desde 7 de outubro, totalizando 659 incidentes. Esses ataques resultaram em 619 mortes e 837 feridos, agravando ainda mais a já precária situação humanitária na região.

Qual o motivo da guerra na Faixa de Gaza?

A ofensiva israelense contra o grupo palestino na Faixa de Gaza já ultrapassa quatro meses, com mais de 26 mil mortos, sendo mais de 23 mil apenas do lado palestino — 70% mulheres e crianças — e mais de 60 mil feridos.
Em 24 de novembro de 2023, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro de 2023.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала