- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Suprema Corte dos EUA autoriza governo a retirar arame farpado da fronteira com o México

© AFP 2023 / Herika MartinezMigrantes em busca de asilo esperam para serem processados pela Patrulha de Fronteira dos EUA após terem cruzado o Rio Grande vindo de Ciudad Juarez, estado de Chihuahua, México, 28 de dezembro de 2023
Migrantes em busca de asilo esperam para serem processados pela Patrulha de Fronteira dos EUA após terem cruzado o Rio Grande vindo de Ciudad Juarez, estado de Chihuahua, México, 28 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Nos siga no
A Suprema Corte dos Estados Unidos emitiu nesta segunda-feira (22) uma ordem temporária permitindo que agentes federais da Patrulha de Fronteira americana removam cercas de arame farpado colocadas ao longo da fronteira sul do estado do Texas.
A medida, aprovada por votação de cinco a quatro, representa vitória para o presidente Joe Biden em sua disputa com o governador do Texas, Greg Abbott, sobre as políticas de fronteira.
A disputa teve início quando Abbott ordenou a instalação de cercas de arame farpado ao longo da fronteira do estado com o México, visando conter o crescente número de migrantes indocumentados entrando nos EUA.
No mês passado, um tribunal federal de recurso havia determinado que os agentes parassem de remover o arame farpado, levando o Departamento de Justiça a buscar uma intervenção de emergência na última instância do judiciário.
A decisão da Suprema Corte anula o despacho de 19 de dezembro de 2023 do Tribunal de Recurso, permitindo que o governo continue suas operações na fronteira sem a interferência imposta pela ordem anterior.
Em Tecate, nos EUA, um agente de fronteira norte-americano se posiciona próximo do muro que separa o país do México, em 24 de setembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2021
Panorama internacional
Detenções de imigrantes ilegais na fronteira dos EUA com o México voltam a subir
A remoção do arame farpado pelo governo federal é vista como um sinal de mudança na abordagem da administração Biden em relação às políticas de imigração. Os meios de comunicação dos EUA relataram recentemente que 302 mil migrantes tentaram atravessar a fronteira sul em dezembro, marcando o número mais alto registrado em um único mês.
Esta cifra representa um desafio significativo para a administração de Biden, que já registrou três anos consecutivos de números recorde de migração indocumentada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала