- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Por que a estratégia industrial de defesa nacional dos EUA pode ser ineficaz?

© AFP 2023O edifício do Pentágono, em Washington, D.C. Estados Unidos, em 26 de dezembro de 2011
O edifício do Pentágono, em Washington, D.C. Estados Unidos, em 26 de dezembro de 2011 - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2024
Nos siga no
É improvável que a nova estratégia revelada pelo Pentágono há pouco tempo (11) funcione corretamente, disse David T. Pyne, estudioso da Força-Tarefa EMP e ex-oficial do Departamento de Defesa dos EUA, à Sputnik.
O Departamento de Defesa dos EUA lançou recentemente a sua primeira Estratégia Industrial de Defesa Nacional (NDIS, na sigla em inglês), relativa ao envolvimento do Pentágono, ao desenvolvimento de políticas e ao investimento na base industrial durante os próximos cinco anos.
De acordo com altos funcionários do Pentágono, o documento de 59 páginas visa ajudar o governo a criar uma indústria de defesa moderna e resiliente "para dissuadir os adversários dos EUA e satisfazer as exigências de produção colocadas pelos desafios urgentes".

"Estamos implementando o NDIS agora para garantir que nossa base industrial de defesa continue a fortalecer nossa segurança nacional aqui em casa, ao mesmo tempo em que tranquiliza e apoia aliados e parceiros", afirmou Laura D. Taylor-Kale, secretária adjunta de Defesa para política de base industrial.

O NDIS sublinha pelo menos quatro áreas-chave críticas para a construção de uma indústria de defesa avançada, que incluem cadeias de abastecimento resilientes, preparação da mão de obra, aquisição flexível e dissuasão econômica.
Segundo o relatório, a indústria de Defesa dos EUA enfrenta uma série de desafios que poderiam causar sérios problemas às suas capacidades militares, incluindo uma força de trabalho inadequada, uma dependência excessiva de fontes estrangeiras para materiais essenciais, subutilização de tecnologia avançada, práticas comerciais injustas, instabilidade nas aquisições e restrições ao financiamento da defesa no Capitólio, entre outras questões.

"A estratégia descreve o problema, não a solução. [...] Tal como acontece com a maioria dessas estratégias, ela é insuficiente em fornecer uma visão destemida das causas profundas e das ações específicas necessárias para uma melhoria rápida, mensurável e sustentável [no que diz respeito à base industrial dos EUA]", disse Elaine McCusker, pesquisadora sênior do think tank American Enterprise Institute, citada pelo site Defense News.

Um militar ucraniano dispara uma arma antitanque NLAW durante um exercício na Operação das Forças Conjuntas, na região de Donetsk, leste da Ucrânia, em 15 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2024
Operação militar especial russa
EUA não rastrearam mais de US$ 1 bilhão em armas enviadas à Ucrânia, diz Pentágono
Neste sentido, David T. Pyne, disse à Sputnik que "a Estratégia Industrial de Defesa Nacional da administração Biden está muito atrasada".
Ele enfatizou que o conflito na Ucrânia "expôs algumas deficiências críticas não apenas no estoque de armas dos EUA, munições guiadas com precisão e projéteis de artilharia, mas também na capacidade da base industrial de defesa dos EUA de produzi-los a uma taxa suficiente para abastecer os militares dos EUA, deixando seus aliados sozinhos, durante um grande conflito".
Além disso, o especialista afirmou que os EUA estão tentando desesperadamente "acompanhar o ritmo das necessidades da Ucrânia em termos de munições de artilharia de 155 mm e estão trabalhando para aumentar a produção para um nível mais elevado".

"Mesmo assim, ao ritmo atual, serão necessários vários anos para os EUA restaurarem os seus esgotados estoques de armas de artilharia de 155 mm, sistemas de defesa aérea portáteis Stinger e uma série de outros sistemas de armas fornecidos à Ucrânia pela guerra por procuração do [presidente dos EUA, Joe] Biden contra a Rússia", segundo o especialista.

O ex-oficial acredita que o Pentágono deveria se concentrar na defesa estratégica e interna, em vez da "projeção de poder militar convencional".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала