- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula oficializa retomada da Refinaria Abreu e Lima, com investimento de R$ 6 bilhões

© Divulgação / Ricardo StuckertFuncionários da Petrobras e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante anúncio da nova refinaria em Pernambuco
Funcionários da Petrobras e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante anúncio da nova refinaria em Pernambuco - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2024
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (18), a retomada da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco.
A Petrobras investirá R$ 6 bilhões na construção do trem 2 da unidade, como parte do Plano Estratégico 2024–2028+ da empresa, e estão previstos mais de 30 mil empregos.
O projeto prevê a ampliação da capacidade de processamento da refinaria de 115 mil para 260 mil barris de petróleo por dia.
Com a conclusão das obras, a estatal espera adicionar cerca de 13 milhões de litros de diesel S10 por dia à capacidade de produção nacional. Lula destacou que essa iniciativa é fundamental para fortalecer a autossuficiência brasileira no setor.
Plataforma de petróleo da Petrobras no pré-sal da Bacia de Santos, em 28 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Notícias do Brasil
Petrobras quer voltar a operar refinaria da Bahia vendida a árabes durante governo Bolsonaro
A expectativa do governo é de gerar 30 mil empregos diretos e mais 10 mil indiretos com o projeto. Além disso, a retomada das obras incluirá a modernização e a ampliação do trem 1, em operação desde 2014. O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, destacou a importância desse passo na história da Abreu e Lima.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, também participou do anúncio, junto a representantes da Casa Civil, do Ministério de Minas e Energia, da FUP e do Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco (Sindpetro-PE).
Lula, em discurso, comentou que o acordo feito com o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, previa que a refinaria em território pernambucano tenha parceria com o país venezuelano para que refine a matéria-prima do país sul-americano.
Refinaria Abreu e Lima (RNEST), na cidade de Ipojuca (PE), em janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2024
Notícias do Brasil
Governo e Petrobras esperam gerar 30 mil empregos com ampliação de refinaria em Pernambuco
A construção do trem 2 está prevista para ser finalizada em 2028, com capacidade de processar 260 mil barris de petróleo por dia. O projeto visa aumentar a capacidade de refino nacional, com foco na produção de gasolina, GLP (gás de cozinha), nafta e, principalmente, diesel S10, reduzindo a dependência do país por importação.
A refinaria também terá a primeira unidade SNOX do refino brasileiro, destinada a transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização. As obras, já em andamento, têm previsão de operação para 2024.
A RNEST, concebida durante o governo Lula, começou a operar parcialmente em 2014, mas teve suas obras interrompidas devido à operação Lava Jato.
Lula afirmou que investigações podem e devem ser feitas para apurar eventuais irregularidades, mas que "o que não pode punir é a soberania de um país como o Brasil e a de sua empresa mais importante, que é a Petrobras".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала