Fóssil de pele de réptil de 286 milhões de anos é descoberto em caverna nos EUA (FOTO)

© Sputnik / Vladimir Pesnya / Acessar o banco de imagensRéptil do Zoológico de Moscou (imagem referencial)
Réptil do Zoológico de Moscou (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Paleontólogos afirmam que identificaram e descreveram a pele de réptil fossilizada mais antiga já encontrada.
Uma equipe de paleontólogos da Universidade de Toronto, em Mississauga, no Canadá descobriu a pele fossilizada de um animal semelhante a um réptil em uma caverna no estado norte-americano de Oklahoma. É estimado que o fóssil de pele seja mais de 20 milhões de anos mais velho do que o recorde anterior.
O achado que se acredita ter pelo menos 286 milhões de anos foi encontrado no sistema de cavernas Richards Spur, uma área fascinante de Oklahoma excepcionalmente adequada para preservar restos fossilizados.
O tecido mole de um fóssil é um achado raro, que foi possível fazer graças a uma série de eventos aleatórios. A descoberta fornece informações sobre um passado evolutivo distante que antecede tanto os mamíferos quanto os dinossauros mais antigos, escreve Arkeonews.
© Foto / Mooney et al/Current BiologyMolde tridimensional da pele e fósseis de compressão de réptil desconhecido
Molde tridimensional da pele e fósseis de compressão de réptil desconhecido - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Molde tridimensional da pele e fósseis de compressão de réptil desconhecido
As referidas cavernas de Oklahoma contêm alguns dos fósseis mais diversos e bem preservados do Paleozoico. Naquela época, as cavernas estavam repletas de petróleo e betume da formação de xisto Woodford Shale, que saturou os fósseis e os protegeu ainda mais da decomposição.
Incrivelmente, o espécime de aproximadamente 289 milhões de anos se assemelha à pele de crocodilos modernos, sugere o estudo. Há quase 300 milhões de anos "a vida teria sido muito diferente", disse o autor principal do estudo, Ethan Mooney.