- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Novo método de execução nos EUA é 'alarmante' e pode ser um ato de tortura, diz ONU

© AFP 2023 / Caroline GroussainSala de execução da "casa da morte" em Ohio
Sala de execução da casa da morte em Ohio - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2024
Nos siga no
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos declarou nesta terça-feira (16) que a execução de um detento no corredor da morte por hipóxia (falta de oxigênio), marcada para a próxima semana, no estado norte-americano do Alabama, pode configurar tortura e deve ser cancelado.

"Estamos alarmados com a iminente execução nos Estados Unidos da América de Kenneth Eugene Smith, por meio do uso de um método novo e não testado – a sufocação por gás nitrogênio, o que poderia configurar tortura ou outro tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante sob o direito internacional dos direitos humanos", disse Ravina Shamdasani, porta-voz do alto comissário ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, em um comunicado emitido no site oficial do órgão mais cedo.

Um grupo de consultores internacionais da ONU concluiu na semana passada que não há "evidências científicas que comprovem" que a execução por inalação de nitrogênio não causará "sofrimento grave" e afirmou estar "preocupado que a hipóxia por nitrogênio resultaria em uma morte dolorosa e humilhante".
A nota diz ainda que o órgão tem "preocupações sérias" de que a execução planejada de Smith possa violará dois tratados internacionais de direitos humanos aos quais os EUA concordaram em cumprir: Pacto de Direitos Civis e Políticos e a Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.
Rei saudita, Salman bin Abdulaziz al Saud, chega à capital russa, em 5 de outubro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2020
Arábia Saudita deixará de aplicar pena de morte em menores de idade
O primeiro tratado, adotado pela ONU em 1966 e colocado em vigor dez anos depois, exige que os Estados partes respeitem os direitos civis e políticos de seu povo, incluindo o direito à vida, devido processo e julgamentos justos.
O Congresso dos EUA ratificou o pacto em 1992 com várias ressalvas, e essas mudanças têm questionado a eficácia do tratado nos EUA, conforme implementado no país. Os EUA assinaram o segundo tratado contra a tortura aproximadamente na mesma época, embora o acordo nesse caso incluísse uma cláusula que rejeitava a aplicação do tratado à pena de morte, desde que a pena de morte seja realizada de acordo com a Constituição.
Kenneth Eugene Smith pode ser a primeira pessoa nos EUA a ser executada com gás nitrogênio se a execução prosseguir conforme programado em 25 de janeiro. Smith está preso no Alabama há décadas, desde que foi condenado em 1998 pelo assassinato da esposa de um empregador, e já sobreviveu a uma tentativa de execução mal sucedida por injeção letal em novembro de 2022.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала