- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Zelensky usa aposentados ucranianos como chantagem para obter ajuda dos EUA

© AP Photo / Roman KoksarovVladimir Zelensky fala durante uma entrevista coletiva conjunta com o presidente da Letônia, Edgars Rinkevics, em Riga. Letônia, 11 de janeiro de 2024
Vladimir Zelensky fala durante uma entrevista coletiva conjunta com o presidente da Letônia, Edgars Rinkevics, em Riga. Letônia, 11 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2024
Nos siga no
Em coletiva, presidente ucraniano diz que idosos morrerão sem assistência governamental, financiada em grande parte por aliados ocidentais.
Os aposentados ucranianos vão morrer sem benefícios sociais financiados pelo Ocidente, disse o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, em coletiva a jornalistas na Letônia na última quinta-feira (11).
Zelensky ressaltou a escassez orçamental de seu governo e, após ser questionado pelos jornalistas sobre como a interrupção da ajuda à Ucrânia afeta o país, disse esperar que aliados ocidentais cubram as despesas. Ele afirmou que Kiev é obrigada a pagar pensões a cerca de 11 milhões de aposentados.

"Não estou exercendo pressão moral aqui, mas simplesmente devemos pagá-las. É impossível não fazer isso, porque os idosos morrerão [sem assistência governamental]", disse Zelensky.

Bandeira ucraniana do telhado da Suprema Rada, Kiev - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2024
Panorama internacional
Entusiasmo 'se evaporou': projeto de lei de mobilização ucraniano enfrenta resistência, diz mídia
Zelensky afirmou que o governo ucraniano cobre grande parte de suas despesas com seu próprio dinheiro, mas que também depende de financiamento ocidental. Ele disse que o dinheiro gasto com aposentadorias significa menos dinheiro gasto com armas para combater a Rússia, sugerindo que isso significa sacrificar as vidas das próprias tropas em favor dos idosos.
A declaração de Zelensky é um ataque direcionado a parlamentares dos EUA contrários ao envio de mais ajuda a Kiev, em especial Ron DeSantis, que vai disputar as primárias do Partido Republicano pela vaga de candidato da legenda à presidência dos EUA.
Na quarta-feira (10), em um debate, DeSantis criticou a administração do presidente americano, Joe Biden, por fornecer bilhões de dólares para pagar pensões e "salários aos burocratas do governo ucraniano".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала