- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA estão preocupados com rixa entre Zelensky e comandante das Forças Armadas

© Foto / Divulgação / Presidência da Ucrânia O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (à esquerda), e o comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (à esquerda), e o comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2024
Nos siga no
Os Estados Unidos acreditam que a crescente rixa entre o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, e o comandante das Forças Armadas, Valery Zaluzhny, está prejudicando a campanha militar de Kiev, informou a Bloomberg.
Citando fontes próximas da administração ucraniana, o meio de comunicação norte-americano afirmou que as diferenças entre os líderes "estão atrasando os esforços para cristalizar uma nova estratégia".
As tensões vieram a público em novembro do ano passado, quando o general deu uma entrevista à mídia britânica The Economist, em que afirmou que a situação no front do conflito estava em um impasse. A declaração enfureceu Zelensky, que depende da narrativa de que está vencendo o confronto para angariar fundos das nações ocidentais.
Os Estados Unidos levarão a questão ucraniana ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O evento não contará com a presença do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, nem a do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, aguarda o início de uma reunião bilateral com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, durante uma cúpula da OTAN em Vilnius - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2024
Panorama internacional
Ocidente não acredita nos planos de dominação russa alardeados por Zelensky, diz mídia britânica
No campo brasileiro, Lula deve enviar Celso Amorim, chefe da assessoria especial da Presidência da República. Também comparecerão ao evento Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
A ideia de levar o tema à Davos, diz a reportagem, é lubrificar as relações entre a Ucrânia e seus aliados ocidentais, que se encontram frustrados com o fracasso da contraofensiva.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала