- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após suspeita de senadora, EUA dizem que envio de combustível às Filipinas foi 'coordenado'

© AP Photo / Forças Armadas das Filipinas / HandoutNavio filipino BRP Jose Rizal (FF150, em primeiro plano) e navio americano USS Gabrielle Giffords (LCS 10, em segundo plano) durante exercício tático entre as Filipinas e os EUA no mar das Filipinas, em 23 de novembro de 2023
Navio filipino BRP Jose Rizal (FF150, em primeiro plano) e navio americano USS Gabrielle Giffords (LCS 10, em segundo plano) durante exercício tático entre as Filipinas e os EUA no mar das Filipinas, em 23 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2024
Nos siga no
A Embaixada dos EUA em Manila disse que Washington entregou combustível de uma de suas bases navais no Havaí a uma instalação dentro de uma antiga base americana nas Filipinas "em coordenação com as autoridades".
O porta-voz da embaixada, Kanishka Gangopadhyay, disse que a entrega foi "uma das múltiplas remessas de combustível seguro e limpo" de uma instalação em Pearl Harbor para locais no Pacífico.

"Todos os envios de combustível à baía de Subic são conduzidos em total coordenação com as autoridades competentes do governo filipino, bem como com os nossos parceiros comerciais", disse Gangopadhyay, citado pela agência Reuters.

No entanto o porta-voz não deu detalhes sobre o tamanho do carregamento para a baía, antiga base da Marinha dos EUA no norte das Filipinas.
Caça a jato FA-50PH da Força Aérea das Filipinas junta-se à patrulha marítima das Filipinas e dos EUA sobre Batanes e áreas no mar das Filipinas Ocidental, em 21 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2024
EUA e Filipinas fazem patrulha marítima conjunta em meio às tensões no mar do Sul da China (FOTOS)
A senadora das Filipinas Imee Marcos — irmã do presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr. — criticou o "silêncio inexplicável" sobre o carregamento, que, segundo ela, levantou suspeitas sobre o pré-posicionamento de suprimentos militares no país, em meio a preocupações sobre um potencial conflito em Taiwan. A senadora disse que o carregamento totalizou 39 milhões de galões de combustível.

"Subic não é um local do EDCA [sigla em inglês para Acordo Reforçado de Cooperação em Defesa], então onde no território filipino serão armazenados milhões de galões de petróleo?" indagou a parlamentar.

O EDCA, firmado entre as Filipinas e os Estados Unidos, dá acesso norte-americano a bases militares no país do Sudeste Asiático.
O presidente Marcos concedeu a Washington, no ano passado, acesso a quatro bases militares, fora os cinco locais existentes no âmbito do EDCA de 2014, em um contexto de crescente assertividade da China no mar do Sul da China e em Taiwan.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала