- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lula recebe telefonema de premiê japonês e dialoga sobre possível acordo Mercosul-Japão

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo StuckertO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à esquerda, em primeiro plano), durante encontro com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida (à direita, em primeiro plano). Hiroshima, Japão, 19 de maio de 2023
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à esquerda, em primeiro plano), durante encontro com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida (à direita, em primeiro plano). Hiroshima, Japão, 19 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta quarta-feira (10) uma ligação do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, informou o Palácio do Planalto.
Segundo o Planalto, entre os temas conversados estavam o fortalecimento da parceria estratégica e do comércio Brasil-Japão, a presidência brasileira do G20 e a cooperação entre os dois países nos foros multilaterais em prol da paz, da democracia e da superação da pobreza.

"Também foi manifestada a intenção de que se realize, oportunamente, uma visita do líder japonês ao Brasil e conversaram também sobre a possibilidade de um acordo comercial entre Mercosul e Japão. […] [Os líderes] concordaram sobre a importância do fortalecimento das instâncias multilaterais para que guerras como a da Faixa de Gaza e a da Ucrânia não venham a se repetir", afirmou o Planalto em comunicado.

Lula também expressou sua solidariedade ao povo japonês e em particular às vítimas dos terremotos do dia 1º deste mês. Ao mesmo tempo, o presidente relembrou que no próximo ano Brasil e Japão completam 130 anos de relações diplomáticas.

"[Lula] Concordou que ambos os países continuem a trabalhar pelo fortalecimento da parceira estratégica e pelo aumento do comércio bilateral", continua a nota.

Sobre o G20, Lula disse a Kishida que o Brasil vai lançar na cúpula no Rio de Janeiro uma aliança global contra a fome e a pobreza e que a superação das desigualdades é fundamental para a defesa da democracia: "Não é possível explicar para a humanidade por que se gasta mais recursos em guerras do que no combate à pobreza", disse o presidente brasileiro ao premiê.
Conceito de carro voador, eVTOL, da Embraer - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2023
Notícias do Brasil
Brasil e Japão criam empresa para desenvolver motores elétricos para 'carros voadores'
Em 2023, o Brasil exportou US$ 6,6 bilhões (R$ 32,8 bilhões) em produtos para o Japão. Os principais são carne de aves, soja, milho e alumínio, segundo dados da Comex Stat, sistema de estatísticas do comércio exterior do Brasil.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала