- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Economista: 'EUA tentam realizar suas ambições de força mundial às custas da vida dos ucranianos'

© AFP 2023 / Anatoly StepanovSoldados ucranianos na linha do front perto da cidade ucraniana de Gorlovka, na região de Donetsk, em 14 de dezembro de 2023
Soldados ucranianos na linha do front perto da cidade ucraniana de Gorlovka, na região de Donetsk, em 14 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Nos siga no
O economista norte-americano que ocupou o cargo de subsecretário do Tesouro durante a administração do ex-presidente Ronald Reagan, Paul Craig Roberts, afirmou que os Estados Unidos revelaram sua verdadeira postura em relação à Rússia durante o conflito na Ucrânia: a confrontação.
Segundo Craig Roberts, europeus e americanos "desprezam" seus governos porque, segundo ele, servem aos interesses de "pessoas financeiramente poderosas", mas as pessoas comuns não têm nenhuma influência na política externa agressiva do Ocidente, acrescentou.
Quando as elites ocidentais mostraram ao mundo que "não se envergonham" dos conflitos que desencadearam, as intenções da Casa Branca em relação a Moscou ficaram finalmente claras, enfatizou.

"Se a degradação do Ocidente não levar ao seu colapso, a guerra é inevitável [...] Washington ressuscitou o espectro do Armagedom nuclear", observou o analista em um artigo de opinião publicado no site do Institute for Political Economy.

"Agora que o Ocidente quebrou completamente a confiança construída durante a era soviética, a ameaça do Armagedom nuclear volta a dominar a Terra. Diante dessa ameaça, todas as outras desvanecem", insiste Paul Craig Roberts.
Soldados ucranianos cobrem os ouvidos para se proteger do bombardeio de tanques russos na região de Zaporozhie. Ucrânia, 2 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2024
Panorama internacional
'Estamos exaustos': mídia dos EUA revela fraqueza e expõe baixa dos soldados ucranianos
Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin afirmou em várias ocasiões que a natureza agressiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) já não pode ser ocultada, pois os documentos doutrinários americanos sustentam explicitamente reivindicações de superioridade global.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, declarou em 9 de janeiro que os Estados Unidos buscam cumprir suas ambições de liderança mundial às custas da vida dos ucranianos.
No entanto, ele enfatizou que o Ocidente não poderá mudar a situação no campo de batalha, onde as tropas ucranianas foram superadas pelas forças russas, melhor treinadas e melhor armadas, apesar do armamento fornecido pela OTAN, como reconhecido por diversos especialistas militares, meios de comunicação e até governos.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, chegam para entrevista coletiva na Casa Branca. Washington, D.C., 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2024
Panorama internacional
Mídia: em reunião secreta EUA-G7 sobre Ucrânia, resistência à Rússia frustra países do Sul Global
"Apesar do esgotamento do pessoal militar nas formações ucranianas e da falta de resultados no campo de batalha, os Estados Unidos tentam friamente realizar suas ambições de liderança mundial às custas da vida dos ucranianos", disse Shoigu.
"Incentivado por seus padrões ocidentais, o regime de Kiev continua enviando seus soldados para a matança e busca a menor oportunidade para repor as fileiras do Exército ucraniano", indicou o ministro.
Esse esforço, na opinião de Shoigu, "não mudará a situação na linha de frente, mas prolongará o conflito bélico".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала