- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Conselho da ONU aprova resolução que exige parada de ataques houthis a navios no mar Vermelho

© AFP 2023Uma foto tirada durante uma viagem organizada pelos houthis do Iêmen mostra o navio de carga Galaxy Leader apreendido por combatentes dois dias antes, aproximando-se do porto no mar Vermelho, na província de Hodeida. Iêmen, 22 de novembro de 2023
Uma foto tirada durante uma viagem organizada pelos houthis do Iêmen mostra o navio de carga Galaxy Leader apreendido por combatentes dois dias antes, aproximando-se do porto no mar Vermelho, na província de Hodeida. Iêmen,  22 de novembro de 2023  - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Nos siga no
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) aprovou, nesta quarta-feira (10), uma resolução liderada pelos Estados Unidos, instando os houthis do Iêmen a cessarem imediatamente seus ataques no mar Vermelho, conforme informado por um correspondente da Sputnik.
A resolução recebeu a aprovação de 11 países, enquanto 4 se abstiveram, incluindo Rússia, China, Argélia e Moçambique.
O documento "exige que os houthis cessem imediatamente todos esses ataques, que prejudicam o comércio global, minam os direitos e as liberdades de navegação, assim como a paz e a segurança regionais. Além disso, a resolução demanda a imediata libertação do Galaxy Leader e de sua tripulação", conforme descrito no texto.
Navio de guerra HMS Diamond durante combate com os houthis, 9 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Panorama internacional
Houthis lançam seu maior ataque com mísseis no mar Vermelho; Reino Unido enviará porta-aviões
A iniciativa também destaca os esforços dos Estados-membros da Organização Marítima Internacional (IMO) para aprimorar a segurança e o tráfego seguro de navios pelo mar Vermelho.

Situação no mar Vermelho

As companhias marítimas têm abandonado cada vez mais as rotas do mar Vermelho e do canal de Suez desde o final de novembro. Elas foram dissuadidas por ataques de mísseis houthis contra navios com alguma ligação com Israel que transitam pela região, em resposta à guerra desproporcional travada por Tel Aviv contra o Hamas em Gaza, que já matou mais de 23 mil palestinos, segundo informações das autoridades locais.
O número de desvios aumentou desde o ataque ocorrido em 30 de dezembro ao Maersk Hangzhou, operado pela dinamarquesa AP Moller – Maersk. O ataque abalou a confiança das companhias marítimas de que a operação Guardiões da Prosperidade dos EUA, destinada a prevenir ataques houthis, resolveria o problema.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала