DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Bala de chumbo de estilingue com nome de Júlio César é descoberta no sul da Espanha (FOTO)

© AP Photo / Henry Ramírez Olano Vista aérea das escavações no complexo arqueológico de El Toro
Vista aérea das escavações no complexo arqueológico de El Toro - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2024
Nos siga no
Uma bala de estilingue feita de chumbo com o nome de Júlio César e da cidade ibero-romana de Ipsca foi descoberta na zona rural de Montilla, Andaluzia, região sul da Espanha.
É a primeira vez na península ibérica que uma inscrição irrefutável do nome de Caio Júlio César, abreviado como CAES, foi descoberta neste tipo de munição. Esta é também a primeira bala de estilingue com o nome de Ipsca inscrita nela. Além disso, trata-se de primeiro topônimo alguma vez descoberto de uma cidade da Hispânia romana a ser inscrito em um projétil de estilingue.

A bala de chumbo foi descoberta a 19 quilômetros de Baena, no interior de Montilla, um município espanhol localizado na comunidade autônoma da Andaluzia a 49 km de Córdoba. A batalha de Munda – o terrível confronto final da guerra civil entre Júlio César e os filhos de Cneu Pompeu Magno – provavelmente ocorreu em suas operações em 45 a.C.

A localização exata da Batalha de Munda tem sido debatida há muito tempo, com a área de Montilla sendo uma das principais candidatas. A descoberta da bala de chumbo apoia esta candidatura e confirma a aliança de Ipsca com a facção de César, escreve Arkeonews.
Primeira de seu gênero, uma bala de estilingue encontrada em Montilla, Espanha, com inscrição Júlio César. Abreviado de CAES, juntamente com uma segunda inscrição com o topônimo IPSCA, uma cidade romana que ficava na fronteira.
O projétil tem a forma de uma bolota, com extremidades pontiagudas. O artefato tem 4,5 centímetros de comprimento, 2 centímetros de largura e 1,7 centímetro de altura. Pesa 71,1 gramas e tem duas inscrições, em relevo: IPSCA e CAES.
Inscrições em projéteis de estilingue de chumbo foram usadas pela primeira vez no século V a.C. na Grécia e continuaram até o início do Império Romano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала