- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Tetracampeão pelo Brasil, Zagallo morre aos 92 anos

© Lucas Figueiredo / CBFMário Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos no Rio de Janeiro, em 5 de janeiro de 2023
Mário Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos no Rio de Janeiro, em 5 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2024
Nos siga no
O futebol brasileiro está de luto com a notícia do falecimento do icônico ex-técnico e ex-jogador Mário Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos. Conhecido como o Velho Lobo, Zagallo deixou legado inigualável no esporte nacional, sendo uma das figuras mais importantes da história do esporte em solo brasileiro.
A informação foi confirmada pelo perfil oficial do ex-jogador no Instagram*, que expressou a tristeza da família e destacou a grandeza do patriarca.
"É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas."
Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931, em Atalaia (AL), e iniciou sua carreira no América-RJ, seu clube do coração. Ele teve uma trajetória notável no futebol, conquistando títulos expressivos com o Flamengo, Botafogo e a seleção brasileira.
Como jogador, esteve presente nas disputas das Copas do Mundo de 1958 e 1962, contribuindo para as vitórias históricas do Brasil nesses torneios. Ao encerrar sua carreira como atleta em 1966, Zagallo iniciou uma bem-sucedida carreira como treinador.
O ex-jogador de futebol Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, participa de amistoso na Itália - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2022
Panorama internacional
Pelé era sinônimo de poder, diz lenda do futebol sérvio
Em 1970, comandando a Canarinha, ele conquistou o título de tricampeão da Copa do Mundo, tornando-se uma das poucas pessoas a vencer o campeonato tanto como jogador quanto treinador. Ele também foi coordenador técnico na Copa de 1994, quando o Brasil novamente levou para casa o troféu.
Além de suas conquistas em Mundiais, Zagallo destacou-se por seu carisma e personalidade forte, sendo lembrado por frases emblemáticas, como o famoso "vocês vão ter que me engolir" após a conquista da Copa América em 1997.
Recentemente, aos 90 anos, o Velho Lobo foi internado devido a infecção respiratória, mas os médicos afirmaram que a condição havia sido controlada.
*As atividades do Meta (redes sociais Facebook e Instagram) são proibidas na Rússia por serem consideradas extremista.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала