- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela acusa EUA de ordenarem a 'apreensão' do avião da Emtrasur na Argentina

© AP Photo / Sebastián BorseroO Boeing 747 de propriedade da empresa venezuelana Emtrasur taxia após pousar no aeroporto Ambrosio Taravella, em Córdoba, Argentina, em 6 de junho de 2022
O Boeing 747 de propriedade da empresa venezuelana Emtrasur taxia após pousar no aeroporto Ambrosio Taravella, em Córdoba, Argentina, em 6 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2024
Nos siga no
O governo venezuelano acusou os Estados Unidos de ordenarem a apreensão do avião da Empresa de Transporte Aerocargo del Sur (Emtrasur), subsidiária da estatal Conviasa, que está detido na Argentina desde 2022, disse o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil.

"Ratificamos o comunicado emitido pela empresa Transporte Cargo del Sur [Emtrasur], no qual rejeita a decisão arbitrária e ilegal do juiz argentino Federico Villena de apreender, a pedido dos Estados Unidos, o avião Boeing 747-300. Esta aeronave foi sequestrada em junho de 2022, e sua tripulação sofreu violações de seus direitos humanos, tudo isso com o objetivo de consolidar o roubo deste bem pertencente ao Estado venezuelano. O governo e o povo da Venezuela exigem justiça diante do saques descarados ordenados por Washington", expressou Gil por meio de sua conta no X (anteriormente Twitter). A Justiça argentina ordenou a apreensão do avião da Emtrasur, solicitada em outubro de 2022 pelo Tribunal do Distrito de Columbia, nos Estados Unidos.

A Emtrasur, por sua vez, disse que "se reserva o exercício de ações judiciais por danos ao patrimônio da empresa, violação dos direitos humanos e do acordo de Aviação Civil Internacional".
Neste sentido, a empresa exigiu que as autoridades aeronáuticas internacionais fizessem cumprir as normas legais vigentes e não concedessem autorização de sobrevoo ou escala técnica à aeronave.
O diplomata venezuelano Alex Saab - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Panorama internacional
Venezuela revela detalhes das torturas sofridas por diplomata durante detenção nos EUA
O avião da Emtrasur pousou no dia 6 de junho em território argentino onde teria entregue uma carga supostamente composta por autopeças da empresa alemã Volkswagen no país sul-americano.
Porém, quando se preparava para deixar o território argentino, no dia 6 de junho, nenhuma empresa lhe forneceu combustível por medo das sanções a que os EUA poderiam recorrer.
O avião Boeing 747 3B3, com 14 tripulantes venezuelanos e cinco iranianos, foi adquirido da empresa iraniana Mahan Air — sancionada pelos EUA por alegadas ligações com atividades terroristas, segundo a Associação Mútua Israelense Argentina (AMIA) e o Delegação de Associações Israelenses Argentinas (DAIA).
A aeronave rumou então para o Uruguai no dia 8 de junho com a intenção de reabastecer para retornar à Venezuela, mas as autoridades rejeitaram o pedido de pouso em seu território e o voo teve que retornar a Ezeiza.
Por sua vez, o Departamento de Justiça dos EUA transmitiu às autoridades argentinas um pedido de apreensão de um avião cargueiro Boeing 747 e um juiz do país sul-americano aceitou o pedido.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала