- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pentágono confirma eliminação de líder de grupo militante pró-Irã no Iraque

© AP Photo / Hadi MizbanMembros de um grupo militante xiita iraquiano carregam o caixão do funeral de um combatente morto em um ataque aéreo dos EUA na província, em Bagdá. Iraque, 4 de janeiro de 2024
Membros de um grupo militante xiita iraquiano carregam o caixão do funeral de um combatente morto em um ataque aéreo dos EUA na província, em Bagdá. Iraque, 4 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2024
Nos siga no
O porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder, confirmou nesta quinta-feira (4) que o Exército dos EUA realizaram um ataque na capital do Iraque, Bagdá, que matou o líder do grupo Harakat al-Nujaba, o comandante Mushtaq Jawad Kazim al-Jawari.

"Em 4 de janeiro, aproximadamente às 12h, horário do Iraque, as forças dos Estados Unidos tomaram ação necessária e proporcional contra Mushtaq Jawad Kazim al-Jawari, também conhecido como Abu Taqwa, que é um líder do Harakat al-Nujaba. Abu Taqwa estava ativamente envolvido no planejamento e na realização de ataques contra pessoal americano", disse Ryder durante uma coletiva de imprensa.

O porta-voz do governo estadunidense se recusou a dar detalhes da operação. Segundo relatos da mídia, um veículo aéreo não tripulado foi utilizado.
Os EUA realizaram ataques aéreos em resposta a cerca de, pelo menos, 120 ataques contra suas forças no Iraque e na Síria desde 17 de outubro.
Bandeira do Curdistão em Arbil, capital do Curdistão iraquiano - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2023
Panorama internacional
Grupos xiitas iraquianos anunciam ataque a base dos EUA no Curdistão iraquiano
Esse foi o primeiro ataque do tipo na capital iraquiana e uma aparente escalada da crescente luta por procuração entre os Estados Unidos e as milícias apoiadas pelo Irã.
De acordo com informações do grupo, quatro foguetes foram disparados contra o local, um deles acertando o carro onde o comandante estava com seu assistente, Ali Abu Sajjad, que também morreu.
Oficiais iraquianos consideraram o ataque um ato terrorista:

"Numa agressão flagrante de violação da soberania e segurança do Iraque, um drone realizou uma ação semelhante a atividades terroristas ao visar um dos quartéis de segurança na capital, Bagdá, hoje", disse o major-general das forças especiais iraquianas, Yehia Rasool, porta-voz do Ministério da Defesa do Iraque.

"Essa ação resultou em baixas e é inequivocamente condenada. As forças armadas iraquianas responsabilizam as forças da coalizão global por esse ataque injustificado a uma entidade de segurança iraquiana que está operando dentro dos poderes autorizados pelo comandante em chefe das forças armadas", conclui a nota.
Desde o início do agravamento do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, as bases dos EUA que lideram a coligação internacional no Iraque, bem como as tropas americanas na Síria, têm sido regularmente atacadas por grupos armados xiitas que operam no Iraque.
Os militares dos Estados Unidos controlam ilegalmente territórios no leste e nordeste da Síria, nas províncias de Deir ez-Zor, Al-Hasakah e Raqqa, onde estão localizados os maiores campos de petróleo e gás da Síria.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала