- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: conflitos armados trazem dinheiro para os EUA; solução para 'apoiados' pelo país é distante

© AP Photo / Gemunu AmarasingheO presidente dos EUA, Joe Biden, em 19 de maio de 2022
O presidente dos EUA, Joe Biden, em 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2024
Nos siga no
Enquanto a Faixa de Gaza é bombardeada e o conflito entre Rússia e Ucrânia se arrasta, os Estados Unidos lucram com a situação, que ajudou, segundo analistas, a reverter um quadro de recessão esperado para os norte-americanos em 2023.
Em artigo publicado na Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (4), analistas afirmaram que as circunstâncias caminhavam para uma recessão nos EUA em 2023, até um avanço de 4,9% registrado no PIB (Produto Interno Bruto) do país no terceiro trimestre do ano anterior.
A razão para o suspiro da economia norte-americana? O investimento na indústria bélica, com forte incentivo e subsídios distribuídos pelo presidente Joe Biden.

"A indústria bélica nos EUA está vendendo como nunca por conta da Ucrânia. Então, pode-se dizer que o ambiente internacional está favorável ao país", disse ao jornal o ex-embaixador do Brasil em Washington, Rubens Barbosa.

Segundo a mídia, em pouco mais de um ano, Washington havia enviado quase 1 milhão de projéteis de 155mm para a Ucrânia, o equivalente a cinco anos de produção do material.
Conforme o professor Ricardo Teixeira, coordenador do MBA em gestão financeira da FGV (Fundação Getúlio Vargas) cita ao jornal, como Biden pretende concorrer às eleições neste ano, ele fará de tudo para entregar um crescimento econômico positivo em 2024. Ou seja, o investimento em conflitos armados e apoio parece evidente para a continuidade da lucratividade para os norte-americanos.
O presidente dos EUA, Joe Biden (à esquerda), o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg (ao centro), e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, conversam antes de reunião sobre a Ucrânia, em Vilnius, Lituânia, em 12 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Panorama internacional
Desesperado, Biden pede ao Congresso que aprove 'sem mais demora' apoio militar à Ucrânia
Biden tem enfrentado resistência no Congresso dos EUA por parte da ala republicana quando o assunto é enviar mais apoio militar à Ucrânia, enquanto outra demanda (as fronteiras com o México) são prioridade para a oposição.
Além disso, o apoio a Israel vem gerando controvérsias na opinião pública, mesmo no Ocidente.
Segundo informações veiculadas pela Reuters, o presidente vem incentivando silenciosamente o legislativo para apoiar a venda de 45 mil munições de tanque para Israel. O negócio avaliado em US$ 500 milhões (R$ 2,4 bilhões), reabasteceria o arsenal israelense.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала