- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Crueldade e cinismo': Putin condena ataque próximo ao túmulo de general no Irã

© Sputnik / Sergei GuneevVladimir Putin fala durante Fórum de Investimento VTB, em Moscou. Rússia, 7 de dezembro de 2023
Vladimir Putin fala durante Fórum de Investimento VTB, em Moscou. Rússia, 7 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2024
Nos siga no
Em carta, presidente russo reafirmou o compromisso de Moscou na luta contra o terrorismo. O ataque ocorreu durante homenagem ao general Qassem Soleimani, morto em 2020 em um ataque dos EUA, que deixou pelo menos 103 mortos e 188 feridos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prestou condolências ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, e ao presidente do país, Ebrahim Raisi, pelas vítimas da explosão ocorrida na cidade iraniana de Kerman nesta quarta-feira (3).

"Caro senhor Khamenei, querido senhor Raisi, por favor, aceitem minhas mais profundas condolências pelas trágicas consequências do ataque na cidade de Kerman", disse Putin em um telegrama publicado no site do Kremlin.

O líder russo transmitiu seu apoio aos familiares e amigos das vítimas e expressou desejo por uma rápida recuperação a todos os feridos.
O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2023
Panorama internacional
Biden envia recado a Khamenei sobre atacar tropas dos EUA; IRGC recruta iranianos para lutar em Gaza

"O assassinato de civis presentes no cemitério choca por sua crueldade e cinismo", escreveu Putin. "Condenamos veementemente o terrorismo em todas as suas formas e manifestações, reafirmamos nosso compromisso com a luta intransigente contra esse mal", acrescentou.

O ataque na cidade de Kerman ocorreu nesta quarta-feira durante a cerimônia do quarto aniversário do assassinato do general do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês) Qassem Soleimani, morto em 2020 em um ataque dos EUA próximo ao Aeroporto Internacional de Bagdá, ordenado pelo então presidente americano Donald Trump.
A explosão ocorreu perto do túmulo de Soleimani em Kerman, localizada a cerca de 820 quilômetros a sudeste da capital iraniana, Teerã. O ataque deixou pelo menos 103 mortos e 188 feridos.
Segundo a agência de notícias iraniana Tasnim, duas sacolas com explosivos controlados remotamente detonaram nas proximidades do túmulo de Soleimani. Uma das sacolas explodiu a uma distância de cerca de 700 metros do túmulo, a outra a uma distância de aproximadamente 1 quilômetro. O governador da província iraniana de Kerman classificou as explosões como um ato terrorista.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала