- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-ministra do governo Netanyahu pede desculpas por políticas que criaram 'divisão' em Israel

© AP Photo / Maya AlleruzzoBenjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, à cabeceira da mesa (no centro à direita), e legisladores, participam de sessão do Knesset, o parlamento de Israel, em Jerusalém, 24 de julho de 2023
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, à cabeceira da mesa (no centro à direita), e legisladores, participam de sessão do Knesset, o parlamento de Israel, em Jerusalém, 24 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Nos siga no
Uma ex-ministra do governo de Israel vê como negativo seu papel durante a reforma judicial no país, que, segundo ela, enfraqueceu a sociedade e tornou possível o ataque do Hamas.
Uma antiga ministra do gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu apresentou um pedido público de desculpas no domingo (31) por ter contribuído para o conflito interno em Israel que precedeu o ataque de outubro pelo Hamas desde a Faixa de Gaza, escreve a agência norte-americana Associated Press.
Galit Distel-Atbaryan, legisladora do partido Likud de Netanyahu, e ministra da Diplomacia Pública, assumiu a responsabilidade por seu papel nos protestos em massa e na discórdia que eclodiram depois que o governo de direita de Netanyahu tentou implementar uma ampla reforma no sistema judiciário no final de 2022 e início de 2023.
A crise política provocou protestos em massa, alarmou líderes empresariais e ex-chefes de segurança, e atraiu a preocupação dos EUA e de outros países aliados.
Vista panorâmica de Tel Aviv, em Israel - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Panorama internacional
O que está por trás do poder financeiro de Israel?
"Eu fui uma das pessoas que causou o enfraquecimento do Estado, que prejudicou as pessoas", disse ela em declarações ao Canal 13 israelense, acrescentando que "criei uma divisão, criei uma fissura, criei tensão, e essa tensão trouxe fraqueza. E essa fraqueza, de muitas maneiras, trouxe o massacre".

"Estou aqui sentada e dizendo a vocês, público democrático e secular: pequei contra vocês, causei dor, fiz com que temessem por suas vidas aqui e sinto muito por isso."

Distel-Atbaryan pediu demissão de seu cargo de ministra dias após o ataque de 7 de outubro, quando ficou claro que outros ministérios do governo estavam assumindo suas responsabilidades. Distel-Atbaryan caracterizou seu escritório como tendo se tornado um "desperdício de fundos públicos" em tempos de guerra.
Ao mesmo tempo, ela permaneceu como membro do parlamento pelo Likud.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала