- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após primeiro voo do seu drone ANKA-3, Turquia espera fortalecer sua defesa (VÍDEO)

© Foto / Reprodução / Redes sociaisDrone ANKA-3
Drone ANKA-3 - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023
Nos siga no
O drone de asa voadora ANKA-3, fabricado na Turquia, realizou seu primeiro voo, marcando um avanço notável na sofisticada indústria de defesa nacional do país.
A aeronave permaneceu no ar por uma hora e dez minutos. O drone, formalmente conhecido como ANKA-3 MIUS (Sistema Nacional de Veículos Aéreos de Combate Não Tripulados em turco), atingiu uma velocidade de 150 nós (92 km/h) e alcançou uma altitude de cerca de 2.400 metros.
De acordo com as especificações técnicas, a aeronave tem uma altitude operacional de 12 mil metros, capacidade de carga útil de até 1.200 quilos, velocidade máxima de Mach 0,7 (857 km/h) e capacidade de permanecer no ar por até dez horas.
"Nosso drone de combate ANKA-3, desenvolvido pela TAI [Turkish Aerospace Industries], completou com sucesso seu primeiro voo hoje. Esperamos que nossa aeronave contribua significativamente para a defesa de nosso país com suas tecnologias, design e recursos avançados", anunciou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em uma postagem na plataforma X (antigo Twitter).
A criação desta aeronave representa uma conquista significativa, já que poucas nações desenvolveram um drone deste tipo. O projeto do veículo não tripulado visa dificultar sua detecção pela tecnologia de vigilância tradicional. Seus compartimentos internos podem transportar 635 kg de armas, enquanto suas estações internas e externas nas asas podem levantar mais de 1.450 kg.
A aeronave controlada remotamente tem a capacidade de utilizar várias armas, incluindo a bomba Mk 82, de fabricação americana, e o míssil turco SOM-J, com alcance de 270 km. É provável que seja utilizado para fins de ataque, reconhecimento, guerra eletrônica e desativação das defesas aéreas inimigas. O país também produz o caça furtivo tripulado TAI TFX, que poderá ser utilizado em conjunto com o ANKA-3.
Um piloto de drone FPV do batalhão de voluntários Sudoplatov participa de um exercício em um campo de treinamento no decorrer da operação militar da Rússia na Ucrânia, no território da região de Zaporozhie, que acessou a Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
Operação militar especial russa
'Drone Wars': como a Rússia venceu a guerra tecnológica contra o Ocidente na Ucrânia?
A Turquia também planeja adquirir 40 caças F-16 dos Estados Unidos. Alternativamente, Ancara considerou a possibilidade de comprar aeronaves Eurofighter Typhoon de outros membros da OTAN, embora a Alemanha tenha se oposto a qualquer acordo potencial até o momento.
Recentemente, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, criticou fortemente as ações de Israel em Gaza e na Cisjordânia. A Alemanha, por sua vez, é uma firme defensora do Estado judeu. Questões de direitos humanos em relação à população curda da Turquia também foram levantadas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала