- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kremlin: se o Ocidente roubar ativos da Rússia, consequências serão 'prejudiciais' e terão resposta

© Sputnik / Aleksei MaishevVeículos passam pelas muralhas e torres do Kremlin, com a sede do Ministério das Relações Exteriores da Rússia vista ao fundo, em Moscou
Veículos passam pelas muralhas e torres do Kremlin, com a sede do Ministério das Relações Exteriores da Rússia vista ao fundo, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Nos siga no
O porta-voz do presidente russo criticou "a total imprevisibilidade de nossas contrapartes", que, diz ele, estão minando a confiança em si mesmos e no sistema econômico mundial com tais medidas.
A Rússia tem uma lista de ativos que podem ser confiscados de estrangeiros em resposta a suas ações, disse na sexta-feira (29) Dmitry Peskov, porta-voz presidencial do Kremlin.

"Compreendendo a total imprevisibilidade de nossas contrapartes, sua propensão a violar a lei internacional e outras leis, incluindo suas próprias leis nacionais, compreendendo sua propensão à autodestruição, quero dizer, a destruição do sistema econômico moderno, minando a confiança nos princípios básicos do sistema econômico mundial, ou seja, a moeda de reserva principal, o princípio da inviolabilidade da propriedade e assim por diante", listou ele.

"Analisamos antecipadamente as possíveis medidas de retaliação e faremos tudo da melhor maneira possível, de acordo com nossas próprias leis nacionais", conforme Peskov.
Bandeiras dos EUA e da Ucrânia tremulam diante do Capitólio, em Washington, no dia 5 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
Panorama internacional
EUA dependem de consentimento europeu para transferir ativos russos para Ucrânia, diz mídia
O porta-voz sublinhou que há um efeito óbvio do bumerangue das sanções contra Moscou, e que muitos estrangeiros começaram a pensar nisso.
"Tais ações, em termos de volume de roubo de nossos ativos, terão consequências mais prejudiciais", acrescentou Peskov.
Na quinta-feira (28) o jornal britânico Financial Times citou fontes que afirmaram que a Alemanha, a França, a Itália e a UE questionaram os planos dos EUA de confiscar US$ 300 bilhões (R$ 1,5 trilhão) em ativos congelados da Rússia, considerando necessário primeiro avaliar cuidadosamente a legalidade de tal medida. Washington tem planos de anunciar o confisco em 24 de fevereiro de 2024, no aniversário do começo da operação militar especial na Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала