- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula sanciona novo marco legal para o uso de agrotóxicos, com 14 vetos

© Foto / Fernando Frazão/Agência BrasilFrutas com adesivos de alerta sobre a presença de agrotóxico em protesto no Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos. Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2014
Frutas com adesivos de alerta sobre a presença de agrotóxico em protesto no Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos. Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
Nos siga no
Com 14 vetos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (28) o novo marco legal para o uso de pesticidas (Lei nº 14.785/2023) que trata de pesquisa, produção, embalagem, rotulagem, transporte, armazenamento, uso, importação, exportação, destino final, classificação, controle, inspeção e fiscalização desses produtos.
Entre as novidades da nova lei está a definição de prazos para a liberação do registro do pesticida, de 30 dias a 24 meses, flexibilização para a importação em casos de emergência sanitária e uso de defensivos biológicos produzidos para uso exclusivo em lavouras próprias.
A nova regulamentação revoga a Lei dos Agrotóxicos, de 1989. Os principais vetos foram do dispositivo que determinava a competência apenas do Ministério da Agricultura para avaliar tecnicamente as alterações nos registros de agrotóxicos relativas ao processo produtivo, às especificações do produto técnico e às mudanças de matérias-primas ou aditivos.
Foram vetados, ainda, o trecho que previa que o Ministério da Agricultura ficaria responsável por casos de reavaliação dos riscos dos agrotóxicos e outro que dispensava fabricantes de gravarem na embalagem, de forma legível, nome e advertência para o não reaproveitamento do recipiente.
Lula também vetou a criação da taxa de avaliação e de registro, que teria os recursos destinados à fiscalização e ao fomento da inovação no setor agropecuário.
Ativistas do Greenpeace protestam contra o uso de pesticidas em frente ao Congresso Nacional. Brasília, outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2023
Notícias do Brasil
PL do Veneno, que facilita o registro de agrotóxicos, é aprovado no Senado e vai para sanção de Lula
Deputados e senadores podem derrubar os vetos em sessão conjunta do Congresso Nacional.
Alcunhado por ambientalistas de Pacote do Veneno, o projeto de lei aprovado pelo Congresso em novembro modifica as regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos e concentra a liberação no Ministério da Agricultura, sendo mantido o poder da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir produtos.
A proposta tramitava no Congresso Nacional desde 1999, quando foi apresentada pelo então senador Blairo Maggi como Projeto de Lei do Senado (PLS) 526/1999. Em novembro, tramitou em regime de urgência, e propunha que o Ministério da Agricultura liberasse o uso de agrotóxicos caso a Anvisa não fizesse a análise no prazo determinado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала