- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

FBI investiga aliados de autoproclamado 'presidente' da Venezuela em 2019 por desvio de dinheiro

© AP Photo / Wilfredo LeeJuan Guaidó acena ao sair de uma entrevista coletiva, em 27 de abril de 2023, no La Jolla Ballroom em Coral Gables, Flórida
Juan Guaidó acena ao sair de uma entrevista coletiva, em 27 de abril de 2023, no La Jolla Ballroom em Coral Gables, Flórida - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2023
Nos siga no
O FBI está em busca de fundos norte-americanos emprestados ao "governo" de Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente da Venezuela em 2019. A investigação aponta que colaboradores e aliados políticos tenham desviado e embolsado esses fundos. A informação é da rede de notícias Telesur.
Um dos principais investigados é Carlos Méndez, diretor do canal EVTV Miami, que teria desviados os recursos destinados à Venezuela para seu canal midiático. Segundo a Telesur, um porta-voz do Partido Democrata afirmou que Méndez estaria envolvido no desvio de fundos concedidos tanto durante o mandato de Donald Trump, quanto no de Joe Biden, atual presidente dos EUA.
O embaixador nos EUA do suposto governo de Guaidó afirmou que Yon Goicoechea, que administrou recursos emprestados pelos EUA, e Roberto Marrero, ex-chefe de gabinete de Guaidó, também poderiam estar envolvidos no esquema de peculato.
O Ministério Público da Venezuela emitiu um mandado de prisão contra Juan Guaidó em outubro deste ano, após um tribunal federal dos Estados Unidos revelar crimes perpetrados pelo ex-deputado venezuelano.
De acordo com o documento, ele e seus apoiadores, através de seu "governo", obtiveram acesso a ativos nos EUA da petrolífera Petróleos de Venezuela (PDVSA), utilizando-os para seu próprio enriquecimento. O golpe deu um prejuízo de US$ 20 bilhões (R$ 97 bilhões) à PDVSA, resultando no confisco da Citgo, subsidiária da estatal venezuelana, pelos estadunidenses.
O diplomata venezuelano Alex Saab - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Panorama internacional
Venezuela revela detalhes das torturas sofridas por diplomata durante detenção nos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала