- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Estados Unidos militarizam o Ártico com reivindicações unilaterais, diz ministro russo

© AP Photo / Justin ConnaherSoldados dos EUA fazem treinamento com sapatos especiais para uso na neve, em treinamento chamado "Luz do Ártico", em 2012 (foto de arquivo)
Soldados dos EUA fazem treinamento com sapatos especiais para uso na neve, em treinamento chamado Luz do Ártico, em 2012 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2023
Nos siga no
Ao reivindicar unilateralmente a expansão da plataforma continental no Ártico, os Estados Unidos militarizam essa região, afirmou o ministro de Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico russo, Aleksei Chekunkov.
Em 22 de dezembro, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou expansão da plataforma continental no Ártico e no mar de Bering, permitindo que Washington assegure os direitos sobre o leito do mar potencialmente rico em minerais.
"Isso representa mais um passo que evidencia a abordagem unilateral e ao mesmo tempo duplamente moral dos Estados Unidos na política internacional. Essa tendência é a militarização do Ártico", disse Chekunkov ao canal de televisão Rossiya 24.
O ministro explicou que, com a militarização da região, a aceitação de novos membros por blocos militares de Estados escandinavos e próximos ao Ártico, além da militarização de potenciais rotas de tráfego e essas ações unilaterais, "completamente fora do plano do direito internacional estabelecido", fazem com que os EUA continuem "minando o sistema de relações internacionais e o sistema de direito internacional estabelecido há décadas".
"É uma tendência desagradável que adiciona instabilidade e incerteza a uma região-chave da economia mundial e do comércio global", opinou o ministro.
Segundo ele, questões como a da plataforma ártica devem ser abordadas por organizações como a Comissão de Limites da Plataforma Continental, as Nações Unidas e os formatos do direito internacional, "que os Estados Unidos negligenciaram por décadas".
Ele também lembrou que a plataforma é uma concentração de uma grande quantidade de recursos naturais e que a iniciativa de Washington pretende "assegurar o potencial de superioridade estratégica" nas próximas décadas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала