- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Voluntários ucranianos autorizados a cruzar a fronteira em busca de ajuda humanitária fogem do país

© AP Photo / LibkosSoldado ucraniano descansa em um abrigo perto de Artyomovsk, RPD, 3 de setembro de 2023
Soldado ucraniano descansa em um abrigo perto de Artyomovsk, RPD, 3 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Nos siga no
Chefe da administração de Kherson disse, neste sábado (23), que dez voluntários escaparam do país. Ele acrescentou que não pretende emitir novas autorizações de saídas.
Dez voluntários ucranianos que receberam permissão para deixar o território da Ucrânia em busca de ajuda humanitária aproveitaram a permissão concedida para fugir. A informação foi dada neste sábado (23), pelo chefe da administração de Kherson, Aleksandr Prokudin, nomeado para o cargo pelo regime de Kiev.
Em suas redes sociais, Prokudin afirmou que os voluntários faziam parte das organizações Ucrânia Unida e Adjalyk.
"Emiti ordens para permitir que representantes das organizações Ucrânia Unida e Adjalyk cruzassem a fronteira. Eles partiram e trouxeram a ajuda humanitária prometida. Mas depois disso decidiram partir pela segunda vez e não voltaram para a Ucrânia", escreveu Prokudin.
Militares ucranianos durante manobras no polígono de Yavorov, região de Lvov, Ucrânia  - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Panorama internacional
Ucrânia precisará mobilizar cidadãos que vivem fora do país para o Exército?
Ele acrescentou que as autoridades policiais estão investigando o caso e pretendem levar os infratores à justiça. Ele também disse que não pretende mais emitir autorização para viagem a essas duas organizações.
A Ucrânia está sob lei marcial desde 24 de fevereiro de 2022. O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, assinou um decreto sobre a mobilização geral, no qual proibiu homens de 18 a 60 anos de sair do país.
As intimações para recrutamento podem ser entregues em diversos locais: nas ruas, postos de gasolina ou em cafés. Ao mesmo tempo, as forças de segurança e os militares praticam ataques aos recrutas, muitas vezes usando violência.
Conforme escreveu a revista Time, o número de soldados ucranianos diminuiu tanto que a idade média dos recrutas aumentou para 43 anos. Recentemente, também se discutiu a possibilidade de mobilização das mulheres, o que, segundo a mídia ocidental, também indica enormes perdas nas Forças Armadas da Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала