- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA vão sacrificar o dólar se entregarem ativos russos congelados à Ucrânia, opina especialista

CC BY 2.0 / Mike Poresky / FogoNota de cinco dólares em chamas
Nota de cinco dólares em chamas - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Nos siga no
Os EUA estão dispostos a sacrificar o dólar estadunidense para não parecerem estar perdendo para a Rússia na Ucrânia, apesar das consequências catastróficas, relatou à Sputnik Mark Sleboda, analista de segurança e relações internacionais.
Ante um Congresso que se recusou a fornecer mais ajuda à Ucrânia, a mídia norte-americana informou na quinta-feira (21) que os EUA estão considerando usar os cerca de US$ 300 bilhões (R$ 1,46 trilhão) em ativos russos congelados em bancos ocidentais para financiar o governo de Kiev.

"Acho que a ameaça [de entregar ativos russos congelados à Ucrânia] é real. Penso que ao invés de reconhecer a derrota para a Rússia na Ucrânia, eles farão perfeitamente algo assim. [...] Acho que eles estão considerando isso seriamente, apesar dos danos que isso poderia causar aos EUA e à economia global no futuro, porque isso é tão importante para eles. Eles acreditam que sua hegemonia está em jogo aqui", segundo analista.

Sleboda diz que, ao pegar ativos que pertencem legalmente à Rússia e entregá-los à Ucrânia, o governo dos EUA fará com que a confiança internacional no dólar, atualmente a maior moeda de reserva do mundo, caia e os incentive a diversificar suas participações.
Banco Central da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Panorama internacional
EUA começaram discussões sobre como direcionar ativos congelados da Rússia para a Ucrânia, diz mídia
Entretanto, ele observa que a Rússia poderia responder da mesma forma, pondo fim às regras econômicas globais que dominam o mundo há décadas.
Mas Sleboda diz que os EUA sob a administração Biden provavelmente estão dispostos a correr esse risco. "Não posso enfatizar o quão importante para eles é não serem vistos como perdedores para a Rússia na Ucrânia."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала