- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

De 10 a 20 projéteis por dia: militares ucranianos relatam grande escassez de munição à mídia

© AP Photo / LibkosMilitar ucraniano da 10ª Brigada de Assalto Edelweiss dispara canhão D-30 contra posições russas no front, perto de Artyomovsk, 5 de julho de 2023
Militar ucraniano da 10ª Brigada de Assalto Edelweiss dispara canhão D-30 contra posições russas no front, perto de Artyomovsk, 5 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Nos siga no
As divisões militares ucranianas falam de grandes limitações na linha de frente de batalha, que estão impedindo mesmo ações ofensivas devido ao racionamento dos projéteis.
O Exército ucraniano está enfrentando uma grave escassez de munição, o que dificulta suas operações ofensivas, enquanto a Rússia não parece ter o mesmo problema, informou na sexta-feira (22) o jornal norte-americano The Washington Post, citando militares ucranianos posicionados na linha de frente.
"Nossos artilheiros recebem um limite de projéteis para cada alvo", disse um membro da 128ª Brigada de Assalto à Montanha na região de Zaporozhie, acrescentando que "se o alvo lá for menor, por exemplo, uma posição de morteiro, eles dão cinco ou sete projéteis no total".
"Quanto tempo podemos durar? É difícil dizer, mas não pode ser muito tempo. Todos entendem isso", sublinhou ele.
Soldados de infantaria ucranianos da 57ª Brigada de Infantaria Motorizada Separada Otaman Kost Khordienko em uma trincheira em um local não revelado perto da cidade de Artyomovsk (Bakhmut, na denominação ucraniana), região de Donetsk, leste da Ucrânia, 13 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2023
Operação militar especial russa
Inimigo perde mais de 50 efetivos na direção de Kupyansk após 9 ataques falhos, diz MD da Rússia
Outro soldado ucraniano revelou que sua unidade agora dispara apenas de dez a 20 projéteis por dia em posições russas, enquanto anteriormente costumava usar uma média de 50 projéteis e, às vezes, até 90.
"O que você pode fazer com dez projéteis por dia? Isso não é suficiente para responder aos seus avanços, nem mesmo estamos falando em atacar suas posições", apontou.
Enquanto isso, Ivan Zadontsev, assessor de imprensa do 24º Batalhão de Assalto Separado, informou que a unidade reduziu o fogo em 90% em comparação com os meados do ano.
Os militares ucranianos entrevistados também reconheceram que não detetaram nenhuma indicação de que a Rússia esteja enfrentando uma escassez semelhante de projéteis de artilharia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала