- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA e Reino Unido reforçam aplicação do teto de preços do petróleo russo, diz mídia

© Sputnik / Vitaly TimkivPetroleiro no terminal Sheskharis em Novorossiysk, Rússia, foto publicada em 11 de outubro de 2022
Petroleiro no terminal Sheskharis em Novorossiysk, Rússia, foto publicada em 11 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Nos siga no
Desde o início da operação militar especial de Moscou na Ucrânia, o Ocidente vem implementando sanções abrangentes com o objetivo de limitar as receitas do Kremlin, um mecanismo que tem se mostrado bastante ineficaz.
De acordo com o Financial Times (FT), o Reino Unido e os EUA estão reforçando as regras em torno do transporte de petróleo russo, em uma tentativa de tornar mais difícil para Moscou contornar o teto de preços e obter ganhos com a venda de energia.
As empresas envolvidas no transporte de petróleo russo vão ter de preparar uma nova documentação para mostrar que cada viagem cumpriu o limite estipulado pelo G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), segundo as regras publicadas na quarta-feira (20).
Com as novas regras, quando o petróleo for vendido a um preço que inclui outros custos, tais como seguros e frete, as seguradoras e outros prestadores de serviços vão poder exigir informações de custos sobre como foi precificado o contrato, o que daria maior transparência aos processos de comercialização e fiscalização segundo economistas ouvidos pelo FT.
O limite de preço estipulado pelo G7 – introduzido em dezembro de 2022 – foi fixado em US$ 60 (R$ 294,87) por barril. No entanto, as vendas de petróleo bruto da Rússia têm sido sistematicamente avaliadas acima do valor, suscitando preocupações sobre se o teto de preços tem sido eficaz como ferramenta de contenção de arrecadação por parte da Rússia.
Válvulas de tubulação do gasoduto Gazela, que transporta gás russo para a União Europeia, entre a República Tcheca e a Alemanha, em 23 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Panorama internacional
República Tcheca e Eslováquia solicitam à UE manutenção do suprimento do petróleo russo
Um alto funcionário do Departamento do Tesouro dos EUA disse que considerava esta a "fase dois" da implementação do limite de preço. Segundo fontes do departamento ouvidas pela mídia, os Estados Unidos estavam adotando uma fiscalização mais agressiva.
Ainda de acordo com a apuração, a Rússia contornou em grande parte o limite através da construção da sua "frota paralela" – um grupo de embarcações em grande parte antigas, sem ligações a países da coligação de preços máximos e que, portanto, não estão sujeitos às regulamentações unilaterais do Ocidente.
Nos últimos meses, mais de um quarto das exportações de petróleo bruto foi efetuado em navios com ligação ao G7 ou à União Europeia (UE) – apesar de quase nenhum petróleo ter sido transportado por menos do que o limite máximo.
O Gabinete de Implementação de Sanções Financeiras do Tesouro do Reino Unido disse que estava introduzindo as mudanças para "fortalecer o regime de conformidade e reduzir as rotas de evasão", e para se alinhar com os parceiros do G7.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала