- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Corte da Coreia do Sul obriga empresas japonesas a indenizar ex-funcionários forçados sul-coreanos

© AFP 2023 / Jung Yeon-jeVítima sul-coreana de trabalho forçado do Japão durante a Segunda Guerra Mundial (segunda à esquerda) e a ex-"mulher de conforto" sul-coreana (segunda à direita), que foi forçada à escravidão sexual por soldados japoneses durante a guerra, participam de comício antijaponês para marcar o 104º aniversário do Dia do Movimento pela Independência contra o domínio colonial japonês, em Seul, Coreia do Sul, 1º de março de 2023
Vítima sul-coreana de trabalho forçado do Japão durante a Segunda Guerra Mundial (segunda à esquerda) e a ex-mulher de conforto sul-coreana (segunda à direita), que foi forçada à escravidão sexual por soldados japoneses durante a guerra, participam de comício antijaponês para marcar o 104º aniversário do Dia do Movimento pela Independência contra o domínio colonial japonês, em Seul, Coreia do Sul, 1º de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Nos siga no
A Suprema Corte sul-coreana voltou a reiterar a decisão de duas cortes inferiores para que duas empresas japonesas pagassem a vítimas de trabalho forçado coreanas entre 1910 e 1945.
A Suprema Corte da Coreia do Sul confirmou na quinta-feira (21) as decisões de tribunais inferiores que ordenaram que duas empresas japonesas pagassem indenizações a sul-coreanos por trabalho em tempos de guerra, indica a agência japonesa Kyodo.
Foram as primeiras decisões desse tipo tomadas pelo tribunal superior desde o final de 2018, quando confirmou julgamentos separados para que a Nippon Steel, então chamada Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp., e a Mitsubishi Heavy Industries, pagassem indenizações por trabalho forçado durante o domínio colonial da então Coreia unida pelo Japão, entre 1910 e 1945.
Essas decisões mandataram que as duas empresas japonesas pagassem, respectivamente, entre 100 milhões de won (R$ 376.604) e 150 milhões de won (R$ 564.905) cada uma aos ex-funcionários.
Ex-mulher de conforto sul-coreana Lee Yong-soo, que foi forçada a servir como escrava sexual para as tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial, fala com a mídia após decisão no caso das mulheres de conforto contra o governo japonês por causa da escravidão sexual durante a guerra, no Tribunal Distrital Central de Seul, em Seul, Coreia do Sul, 21 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
Corte na Coreia do Sul: Japão tem de compensar mulheres exploradas sexualmente na 2ª Guerra Mundial
Seul disse em março que os autores das ações judiciais sobre trabalho forçado, que as venceram, receberiam uma indenização de uma fundação apoiada pelo governo sul-coreano em vez das empresas processadas.
Em resposta à última decisão, Yoshimasa Hayashi, principal porta-voz do governo japonês, e secretário-chefe de gabinete dos ministros, disse que as decisões são "extremamente lamentáveis e totalmente inaceitáveis", e que Tóquio apresentou um protesto a Seul. Ele expressou vontade de que a fundação apoiada pelo governo sul-coreano resolvesse a questão.
Os sete autores do processo da Nippon Steel faleceram desde que a ação foi ajuizada, o mesmo acontecendo com três dos quatro autores do processo da Mitsubishi Heavy Industries. Um membro da família de um trabalhador falecido é o único sobrevivente do último caso.
O Japão sublinha que todas as questões decorrentes de sua colonização da península coreana foram resolvidas "completa e finalmente" sob um acordo bilateral de 1965.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала