- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em cúpula da APEC, Xi disse diretamente a Biden que a China reunificará Taiwan, diz mídia americana

© AFP 2023 / Brendan SmialowskiOs presidentes dos EUA, Joe Biden (à direita), e da China, Xi Jinping, após reunião durante a semana dos líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) em Woodside, Califórnia, em 15 de novembro de 2023
Os presidentes dos EUA, Joe Biden (à direita), e da China, Xi Jinping, após reunião durante a semana dos líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) em Woodside, Califórnia, em 15 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Nos siga no
Quase um mês após a cúpula na Califórnia, detalhes dos bastidores do encontro entre os líderes são relatados. Autoridades familiarizadas com a conversa ocorrida entre Biden e Xi descreveram o líder chinês como direto e sincero, mas não conflituoso.
De acordo com três funcionários, entre atuais e antigos, dos Estados Unidos ouvidos pelo canal NBC News, o presidente chinês, Xi Jinping, disse sem rodeios ao presidente estadunidense, Joe Biden, que Pequim reunificará Taiwan, mas que o momento ainda não foi decidido.
A declaração do mandatário chinês foi dada durante o encontro entre os dois líderes na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) na Califórnia, no mês passado. As fontes também disseram que Xi mencionou que a preferência da China é reunificar Taiwan pacificamente, e não pela força.
Ao mesmo tempo, o líder asiático fez referência às previsões de militares norte-americanos que afirmam que Pequim planeja reintegrar Taiwan em 2025 ou 2027, dizendo a Biden na reunião que eles estavam errados porque ele não estabeleceu um prazo.
© AFP 2023 / Brendan SmialowskiComitivas dos EUA e da China durante a semana dos líderes da APEC em Woodside, Califórnia, em 15 de novembro de 2023
Comitivas dos EUA e da China durante a semana dos líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) em Woodside, Califórnia, em 15 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Comitivas dos EUA e da China durante a semana dos líderes da APEC em Woodside, Califórnia, em 15 de novembro de 2023
Outro ponto sobre o encontro é que as autoridades chinesas pediram, antes da cúpula, que Biden fizesse uma declaração pública após a reunião sobre Washington apoiar o objetivo da China de unificação pacífica com Taiwan e ser contra a independência da ilha, mas a Casa Branca rejeitou a solicitação chinesa, escreve a mídia.

A porta-voz da chancelaria chinesa que participou da reunião, Hua Chunying, afirmou posteriormente que Xi tinha dito a Biden e a outros funcionários dos EUA que "a questão de Taiwan continua a ser a questão mais importante e mais sensível nas relações China-EUA".

Hua acrescentou que Washington deveria "apoiar a reunificação pacífica da China" e que "Pequim realizará a reunificação, e isso é imparável".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала