DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobrem em uma antiga vila romana na Turquia mosaico dedicado a animais marinhos (FOTOS)

© AP Photo / Henry Ramírez Olano Vista aérea das escavações no complexo arqueológico de El Toro
Vista aérea das escavações no complexo arqueológico de El Toro - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Nos siga no
Um mosaico com criaturas marinhas retratadas de uma antiga vila romana foi desenterrado durante uma escavação de resgate na província de Mardin, no sudeste da Turquia.
Os trabalhos de escavação foram desencadeados por relatos de saques perto do povoado de Uzunkaya, uma área rural situada a 32 km do centro da cidade de Mardin. Arqueólogos estavam examinando a área e descobriram evidências de extensa atividade de saques que causava graves danos aos restos arquitetônicos no local, escreve Daily Sabah.

A equipe desenterrou seções de pisos de mosaico de uma vila rústica do período romano tardio, uma propriedade rural que tinha uma casa de luxo para a família e edifícios de trabalho dedicados à agricultura e ao artesanato necessário para operar a fazenda. O local data entre os séculos V e VII d.C.

E para terminar, este impressionante mosaico romano que acaba de ser descoberto em uma vila murada também localizada na atual Turquia, e onde são representados pássaros e animais marinhos como polvos e peixes. Aguardamos a sua datação e restauração.
Os pisos de mosaico apresentam inúmeras criaturas marinhas – polvos, diferentes espécies de peixes, mexilhões, focas, enguias, plantas aquáticas e aves pesqueiras – bem como ornamentos geométricos.
No total, os mosaicos cobrem uma área de aproximadamente 1.000 pés quadrados. Mosaicos com figuras de animais já foram encontrados na região antes, mas este é o primeiro a se concentrar apenas em criaturas marinhas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала