- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em meio a divergências e protestos, Assembleia da França aprova projeto polêmico de lei de imigração

© AP Photo / Olivier MatthysEmmanuel Macron, presidente da França, fala durante coletiva da mídia em cúpula da União Europeia em Bruxelas. Bélgica, 15 de dezembro de 2022
Emmanuel Macron, presidente da França, fala durante coletiva da mídia em cúpula da União Europeia em Bruxelas. Bélgica, 15 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Nos siga no
Nesta terça-feira (19), a Assembleia Nacional da França aprovou o controverso projeto de lei de imigração, com 349 votos a favor e 186 contra. O projeto, apresentado pelo governo de Emmanuel Macron em fevereiro visava, segundo ele, facilitar a expulsão "daqueles que se comportam mal" e a integração "daqueles que se comportam bem".
Diversos protestos eclodiram nas proximidades da estação de Montparnasse, no sul de Paris, onde milhares de pessoas, majoritariamente trabalhadores imigrantes, manifestaram-se contra a nova legislação.
A crítica, em geral, é a falta de reconhecimento e benefícios para os imigrantes que contribuem economicamente para o país, pagando impostos e taxas de previdência social.
A versão final do projeto ainda estava em discussão com o Senado, de maioria conservadora, endurecendo algumas propostas. Entre os pontos mais polêmicos estavam a aceleração dos procedimentos de refúgio, a dificuldade do reagrupamento familiar e as condições mais rigorosas para vistos médicos.
O chanceler alemão Olaf Scholz fala em conferência de imprensa durante sua visita de estado à África do Sul no Union Buildings em Pretória em 24 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Panorama internacional
Alemanha anuncia novas medidas para endurecer política de imigração
A lei propunha até mesmo a deportação de crianças menores de 13 anos ao chegarem à França, ou de pais estrangeiros cujos filhos possuíssem nacionalidade francesa.
A proposta original buscava facilitar autorizações de trabalho automáticas para setores com escassez de mão de obra, mas a versão final concedia mais poder às autoridades locais.
O debate reflete não apenas as divergências políticas entre franceses, mas também tensões em torno da imigração, que têm sido um tema central em meio à ascensão de partidos de extrema-direita na Europa. Alguns países já anunciaram medidas para que refugiados voltassem às suas casas.
O resultado das próximas eleições francesas, previstas para junho de 2024, pode ser influenciado por essa discussão, com partidos como o Reagrupamento Nacional (Rassemblement National) de Marine Le Pen, buscando capitalizar o descontentamento dos nativos franceses em relação à imigração.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала