- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia lamenta permissão finlandesa para acesso dos EUA a bases militares: 'Havia respeito mútuo'

© Sputnik / Aleksei KudenkoUma das torres do Kremlin de Moscou, Rússia (foto de arquivo)
Uma das torres do Kremlin de Moscou, Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2023
Nos siga no
Porta-voz do Kremlin disse que quando a infraestrutura militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) entrar no país vizinho, "será obviamente uma ameaça para a Rússia".
Moscou lamentou nesta sexta-feira (15) a decisão de Helsinque de assinar documentos que passam a permitir o acesso dos Estados Unidos a bases militares no país, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.

"Isso certamente levará [ao aumento da tensão com a Rússia]. E só podemos lamentar nesse sentido, porque tínhamos realmente excelentes relações com a Finlândia, […] ninguém ameaçava ninguém, não houve problemas, não houve reclamações mútuas, ninguém violou os interesses do outro, houve respeito mútuo", disse Peskov a jornalistas.

Na quinta-feira (14), foi noticiado que o governo finlandês decidiu assinar um Acordo de Cooperação em Defesa (DCA, na sigla em inglês) com Washington.
Sistema de defesa antiaérea S-400 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
Panorama internacional
Analista: criação do escudo da OTAN sobre a Ucrânia não ajudará por causa da superioridade da Rússia
Os militares norte-americanos terão acesso a 15 instalações militares na Finlândia, incluindo bases aéreas e navais, guarnições, campos de treino, armazéns e quartéis da guarda de fronteira.
Ao mesmo tempo, o DCA permitirá que as forças estadunidenses acomodem equipamentos, suprimentos e materiais de defesa no país nórdico, assim como liberará a entrada e circulação de aeronaves, navios e veículos dos EUA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала