- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA adiam venda de fuzis a Israel após ataques de colonos a palestinos na Cisjordânia, relata mídia

© AP Photo / Majdi MohammedPalestinos atiram pedras em veículo militar israelense que participa de incursão militar no campo de refugiados de Askar, na cidade de Nablus, na Cisjordânia, em 24 de julho de 2023
Palestinos atiram pedras em veículo militar israelense que participa de incursão militar no campo de refugiados de Askar, na cidade de Nablus, na Cisjordânia, em 24 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2023
Nos siga no
Membros do Congresso dos EUA têm impedido que fuzis cheguem a Israel, apesar de autorizações por parte do Departamento de Estado e dos Comitês de Relações Exteriores congressionais.
A Casa Branca está adiando a venda de mais de 20.000 fuzis fabricados nos EUA para Israel devido a preocupações com os ataques de colonos israelenses contra palestinos na Cisjordânia ocupada, disseram na quarta-feira (13) duas fontes à agência britânica Reuters.
O Departamento de Estado dos EUA enviou há várias semanas uma notificação informal para a venda das armas ao Congresso, mas ela não foi adiante, apesar de ter sido autorizada no início de novembro pelos líderes dos Comitês de Relações Exteriores do Senado e da Câmara dos Representantes.
Soldados israelenses estão em seu tanque posicionado perto da fronteira de Israel com a Faixa de Gaza, no sul de Israel, 16 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2023
Panorama internacional
Primeiro-ministro palestino pede sanções a Israel e responsabilização dos EUA
"Outros membros do Congresso tomaram conhecimento desse caso e entraram em contato com o governo para exigir que eles obtivessem garantias de Israel de que as armas de fogo não seriam destinadas aos colonos", disse um ex-funcionário dos EUA familiarizado com a venda.
"O governo tem se empenhado com Israel na tentativa de obter garantias satisfatórias a esse respeito antes de notificá-lo formalmente. Conforme a licença redigida, essas armas de fogo também podem ser destinadas a unidades policiais israelenses sobre as quais o departamento tem preocupações significativas com os direitos humanos", continuou ele.
Desde a Guerra de Seis Dias de 1967 entre Israel, Egito, Jordânia e Síria os israelenses ocupam a Cisjordânia, que os palestinos querem que seja o núcleo de um Estado independente. Israel tem construído aí assentamentos judaicos, algo que justifica com laços históricos e bíblicos com a terra. No entanto, a maioria dos países os considera ilegais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала